sábado, 16 de maio de 2020

O dia de hoje na história do Rock


Dia 16 de Maio

1965 – Nasce em Compton, EUA, Krist Anthony Novoselic, o baixista Krist Novoselic do Nirvana. Co-fundador do grupo, ao lado de Curt Kobain, Novoselic participou de todos os álbuns gravados pela banda. Após o fim do Nirvana formou os conjuntos Sweet 75 e Eyes Adrift, em 1995 e 2002, respectivamente, mas nada muito duradouro. Chegou, inclusive, a tocar acordeão no disco Wastind Light, lançado em 2011 pelo Foo Fighters, grupo de seu ex-parceiro Dave Grohl. 


Novoselic tem se destacado mesmo como ativista político. Além de ter sido colunista por três anos do site Seattle Weekly, ajudou a fundar o Comitê de Ação Política de Artistas e Músicos Conjunto, o JAMPAC.  Atualmente preside o conselho FairVote


1966 – The Beach Boys lançavam sua obra-prima Pet Sounds. O disco traz, além de seu tradicional surf rock, um som mais experimental, com uso de instrumentos diferentes dos habituais. Este foi o 11º trabalho do grupo de Brian Wilson & Cia.

O disco foi um marco também porque a partir daquele instante, a música Pop teve mais liberdade de experimentações. Para os Beatles, por exemplo, “Pet Sounds foi uma grande influência sobre Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band”.

Algumas de suas canções ficaram entre as 10 mais da Parada Britânica e o álbum chegou 10º posição nos Estados Unidos.

2010 – Morria em Houston, EUA, o vocalista Ronnie James Dio. Consagrado como vocalista das bandas Rainbow, Black Sabbath e Dio, o cantor é uma das vozes mais respeitadas do mundo heavy metal.

A primeira banda de Dio foi formada ainda no colégio, Vegas King, de rockabilly. Nos anos 1970 integrou a primeira formação do Rainbow por três anos. Em 1979 foi o substituto de Ozzy no Black Sabbath, banda em que ficou até 1982.

A partir de 1983 Dio criou a banda com seu próprio nome chegando a gravar 10 álbuns até o último, em 2004. Dio sofria de um câncer no estomago, diagnosticado em 2009. O cantor tinha 68 anos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário