quinta-feira, 12 de setembro de 2019

O dia de hoje na história do Rock


Dia 20 de Agosto


1945 – Nasce em Black Country, Inglaterra, Robert Anthony Plant, o letrista e vocalista do Led Zepellin Robert Plant. Ao lado de Jimmy Page, formou uma das maiores duplas de compositores do rock and roll. A banda lançou nove álbuns de estúdio e mais três trabalhos ao vivo, o último muito depois do fim da banda, o acústico No Quarter, de 1994. Em sua carreira solo Plant contempla 11 discos de estúdio, além de uma gravação com Jeff Beck no belíssimo álbum The Honeydrippes Vol. I. Além de sua capacidade como letrista, sua qualidade vocal também sempre se destacou, tornando-o num dos maiores vocalistas de todos os tempos.

1949 – Nascia em West Browmwich, Inglaterra, Philip Parris Lynott, ou o músico e vocalista do Thin Lizzy Phil Lynott. Depois de passar por várias bandas, Lynott fundou o Thin Lizzy e já alcançou o sucesso com “Whisky in the Jar”, décadas mais tarde regravada pelo Metallica, firmando-se na cena britânica. No final da década de 1970 se lançou em carreira solo, publicou livros de poesia e deixou o Thin Lizzy. Em 4 de janeiro de 1986, Lynott faleceu vítima de pneumonia. Ele tinha somente 36 anos e deixou um legado de 17 trabalhos entre discos solos e ao lado do Thin Lizzy.


Dia 19 de Agosto


1945 – Nasce em Londres, Inglaterra, o vocalista Ian Gillan, de passagem mais marcante pelo Deep Purple. Gillan juntou-se a Ritchie Blackmore & Cia., em 1969. Essa primeira passagem durou quatro anos. Seguiu carreira solo, andou pelo Black Sabbath e retornou ao Purple em 1984, permanecendo até 1989. Ainda seguiu uma terceira volta ao Purple onde está desde 1993. Até aqui Gillan gravou 15 álbuns de estúdio com o Deep o Purple; 17 solos ou com a Gillian Band, além de um disco com o Black Sabath.

1951 – Nasce em Leicester, Inglaterra, John Richard Deacon, o baixista do Queen John Deacon. Sendo o último a entrar na banda, e também o mais jovem, não se limitava a ser mais um e participava ativamente das composições, tanto que é autor de grandes hits como “You´re My Best Friend”, “I Want to Break free” e “Another One Bites the Dust”.  Quando trabalhavam em estúdio, Deacon tocava guitarra, piano, violão, sintetizadores, além de seu baixo. Após a morte de Freddie, Deacon foi saindo de cena e há muito não se envolve com os trabalhos dos ex-colegas, preferindo curtir sua família, em Londres.

1989 – Foi lançado o álbum A Panela do Diabo, da dupla Raul Seixas e Marcelo Nova. Infelizmente, Raul faleceu dois dias depois deste lançamento e nem pode desfrutar da obra. Desde o ano anterior os dois vinham excursionando pelo Brasil, o que para muita gente próxima a Raul ajudou a acelerar a sua morte, especialmente pela vida pouco saudável que se leva na estrada. Uma curiosidade é que a turnê já havia começado, em São Paulo, mesmo antes deste lançamento. Raul e Marcelo tocaram juntos pela última vez em Brasília, dia 13 de agosto, no Ginásio Nilson Nelson. Destaques do disco “Pastor João e a Igreja Invisível”, “Carpinteiro do Universo”, “Rock´n Roll” e “Quando Eu Morri”.
 



Dia 18 de Agosto

1962 – Ringo Starr estreava, de forma oficial, nas baquetas dos Beatles em substituição a Pete Best, num show na pequena cidade de Merseyside, Inglaterra. Ringo já havia tocado com a banda em Hamburgo, em 1960, mas apenas quebrando um galho. Já nesta oportunidade no, Hulme Hall, ele entrava definitivamente na banda.

1975 – Lançado o terceiro álbum do grupo O Terço, Criaturas da Noite. Considerado um dos melhores trabalhos do grupo, o disco traz forte influência do convívio que tiveram com Sá & Guarabira, quando foram convidados a acompanhá-los. Aliado a isso, soma-se a entrada de Flávio Venturini, um ano antes. O disco também contou com a colaboração do grande maestro Rogério Duprat. Os destaques do álbum são o clássico “Hey Amigo”, e mais “Queimadas”, “1974”, “Jogo das Pedras” e a faixa-título, composta por Venturini.

1977 – Acontecia o primeiro show do The Police com a clássica formação: Sting, baixo e vocal, Andy Summers, guitarra, e Stewart Copeland, bateria. A apresentação ocorreu no Rebecca’s Club, na cidade de Birmingham, Inglaterra. The Police tocou 15 músicas em mais ou menos 12 minutos, na sua tentativa em fazer um som punk. Eles ainda buscavam sua própria identidade. Já o público ficou atônito, sem saber o que tinha acontecido.

1988 – Durante duas semanas, de quinta a domingo, Os Paralamas do Sucesso chegavam ao Canecão, no Rio de Janeiro, para lançarem o álbum Bora Bora.  Estes shows marcaram as presenças dos músicos de sopro, incorporados ao som do grupo naquele disco. De lá pra cá, a sessão de metais se tornou peça importante na engrenagem Paralâmica. Se o disco Selvagem? apontava um caminho, Bora Bora ampliava ainda mais esse horizonte.  



Dia 17 de Agosto

1960 – The Beatles iniciam sua jornada pela cidade de Hamburgo, Alemanha. Eles foram convidados a tocarem no Indra Club. Naquele instante, eles eram um quinteto composto por John, Paul, George, Stuart Sutcliffe, baixo, e Pete Best, bateria. Aliás, George Harrison tinha que mentir sobre sua idade, pois só tinha 17 anos. Já Stuart Sutcliffe não voltou a Liverpool com seus colegas, pois preferiu permanecer na Alemanha, ao lado de sua namorada Astrid Kirchherr.
  


1987 – Lançamento da coletânea Substance, do New Order. O álbum duplo tinha uma capa minimalista branca apenas com o nome da banda, o nome do disco e mais o ano 1987. Um álbum feito pra invadir as pistas e fazer você dançar como louco. O clássico “Blue Monday” detinha o recorde de single mais vendido de todos os tempos. Ali temos uma banda pós-punk, gótica, new wave, indie, pop... Um baixo visceral, uma voz inquietante, uma bateria bate-estaca e um teclado que harmoniza tudo... Enfim, New Order é uma síntese de ótima música. Indiscutível também que todas as vertentes de música dançante passam, obrigatoriamente, pelo New Order. 

1988 – Cazuza fazia no Aeronta, em São Paulo, o lançamento de seu melhor álbum, o Ideologia. Com shows que foram de quarta-feira a domingo, Cazuza retornava aos palcos depois de mais de um ano de ausência. Com direção de Ney Matogrosso, além de apresentar as músicas daquele último trabalho, também lembrava de antigos sucessos do cantor e compositor. Este mesmo show foi gravado no Canecão, Rio de janeiro, em outubro de 1988 e que posteriormente virou o álbum ao vivo O Tempo Não Para. 



Dia 16 de Agosto

1958 – Nasce em Michigan, EUA, Madonna Louise Veronica Ciccone, ou simplesmente Madonna. Tida como a Rainha do Pop, seu primeiro álbum solo já estreou com cinco singles. Ao longo dos anos a cantora foi ganhando espaço, lançando grandes discos e causando polêmicas, como por exemplo, o enfrentamento a igreja com o clip de “Like a Prayer”. Além da música, Madonna também estrelou algumas produções cinematográficas como Evita. Uma marca da cantora, sempre foi sua personalidade. Madonna não se furta a falar de temas polêmicos, como direito das minorias sexuais, preservação do meio ambiente...

1977 – Falecia em sua residência, a lendária mansão Graceland, o Rei do Rock Elvis Presley. Encontrado morto por sua namorada, Ginger Alden, por volta das 14h, Elvis foi levado ao hospital, onde sua morte foi confirmada. Segundo relatos, Elvis teria passado um dia absolutamente normal no dia 15. Chegou a ir ao seu dentista por volta das 11 da noite, chegando em casa tocou um pouco de piano e foi dormir por volta das 5 da manhã. Ele foi encontrado no banheiro de sua suíte. Oficialmente sua morte ocorreu por um colapso fulminante associado a disfunção cardíaca. Elvis tinha somente 42 anos. 

O Rei do Rock deixou seu legado com uma obra que contempla 24 álbuns de estúdio, seis discos ao vivo, dezenas de compilações, além de inúmeros papeis no cinema. Seu carisma e talento ainda reverberam como se estivesse em plena atividade.



Dia 15 de Agosto

1969 – Entre os dias 15 e 17, numa fazenda da cidade de Bethel, aconteceu o maior festival musical de toda a história, o Woodstock Music & Art Fair, com o lema 3 Dias de Paz. Aqueles shows representaram o ponto alto da contra-cultura norte-americana, elevando o conceito Paz e Amor. Encorajados pelo sucesso do Monterey Pop Festival do ano anterior, os organizadores  Michael Lang, John P. Roberts, Joel Rosenman e Artie Kornfeld, resolveram arriscar, mas não tinham a menor ideia de que quase meio milhão de pessoas estariam presentes. O local, claro, não tinha a menor estrutura, porém estas condições era o que menos importavam. Mais de 30 artistas subiram ao palco, cabendo a Jimmy Hendrix encerrar o Festival, mas já na manhã de segunda-feira, devido a inúmeros atrasos de outros artistas. 

Agora, em 2019, houve várias tentativas de se comemorar os 50 anos do Festival, mas todas foram em vão.

Set das Bandas:

Sexta-feira –  15/8
·         Richie Havens;
·         Swami Satchidananda;
·         Sweetwater;
·         Bert Sommer;
·         Tim Hardin;
·         Ravi Shankar;
·         Melanie;
·         Arlo Guthrie;
·         Joan Baez.

Sábado  –  16/8
·         Quill;
·         Country Joe McDonald;
·         Santana;
·         John Sebastian;
·         Keef Hartley Band;
·         Canned Heat;
·         Mountain;
·         Grateful Dead;
·         Creedence Clearwater Revival
·         Janis Joplin com a The Kozmic Blues Band[16]
·         Sly & the Family Stone
·         The Who;
·         Jefferson Airplane.

Domingo  –  17/8
·         Joe Cocker e The Grease Band;
·         Country Joe and the Fish;
·         Ten Years After;
·         The Band;
·         Johnny e Edgard Winter;
·         Blood, Sweat & Tears;
·         Crosby, Stills, Nash & Young;
·         Paul Butterfield Blues Band;
·         Sha-Na-Na;
·         Jimi Hendrix.


1986 – No charmoso Noites Cariocas, Morro da Urca no Rio de janeiro, a Legião Urbana fazia os shows de lançamento do álbum Dois. Foram três fins de semana seguidos com direito a casa cheia. É de uma destas apresentações a versão de “Ainda é Cedo/Gimme Shelter”, incluida no disco Música P/ Acampamento, lançado em 1992. E pensar que alguns anos antes a Legião subiu ao mesmo palco para quase ninguém. 



Dia 14 de Agosto

1980 – Aconteceu no Maracanãzinho, Rio de Janeiro, o I Rio Jazz Monterey Festival, com consagrados nomes do jazz mundial, como Al Jarreau, John McLaughlin, Weather Report, George Duke, além de grandes músicos brasileiros do porte de um Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti & Naná Vasconcelos, Jorge Ben e Baby Consuelo. A honra de abrir a festa coube a Rio Jazz Orchestra. Os shows aconteceram entre os dias 14 e 17, todos com ótimo público.

1989 – Os Paralamas do Sucesso começam as gravações do disco Big Bang, o quinto de estúdio. Já devidamente estabelecidos como uma banda exploradora de ritmos diversos, este trabalho também traz ótimos momentos como “Perplexo”, “Dos Restos”, “Pólvora”, a bossa-nova “Nebulosa do Amor” e “Lanterna dos Afogados”, o grande hit do disco, lançado em Novembro do mesmo ano.


Dia 13 de Agosto

1987 – O Twisted Sister lançava seu quinto álbum, Love Is For Suckers. O trabalho, na verdade, era uma espécie de despedida da banda, pois não houve turnê de divulgação e um ano depois a banda decidiu dar um tempo em suas atividades. O disco tem bons momentos como a própria faixa-título, “Tonight” e “Yeah Right!”

1999 – Chega aos cinemas Detroit Rock City, filme que conta a história de quatro garotos fanáticos pelo Kiss e que vivem uma verdadeira epopeia para assistir o show da banda em Detroit. O filme se passa ao final dos anos 1970, onde há o embate Rock X Discoteca. Absolutamente descompromissado, o filme é uma boa forma de passar pouco mais de 90 minutos.



Dia 12 de Agosto

1949 – Nasceu em Glasgow, Escócia, Mark Freuder Knopfler, o guitarrista, compositor e cantor Mark Knopfler, do Dire Straits. Mark fundou a banda ao lado do irmão caçula, David Knopfler, em 1977. Já no primeiro trabalho veio o grande hit “Sultans of Swing”, que caracterizava especialmente seu jeito peculiar de tocar guitarra, dedilhado ao invés de palhetadas. Em 1985, no quinto álbum, a banda lançou seu disco de maior sucesso, o Brothers In Arms. Foram quase 20 anos de estrada até que em 1995, Mark resolveu seguir carreira solo. São 10 trabalhos solos, trilhas de filmes e inúmeros trabalhos com outros grandes artistas como Eric Clapton, Bob Dylan, Bryan Ferri, James Taylor, Elton John e muitos outros. 

1985 – Mick Jagger e David Bowie lançaram o single "Dancing in the Street".  Originalmente a ideia era tocá-la apenas no Live Aid, daquele mesmo ano, com Bowie em Wembley, Londres, enquanto Jagger a cantaria da Philadelphia. Só que eles não contavam com um delay de um segundo que simplesmente inviabilizou a ideia. A solução foi colocar um vídeo no telão de ambos cantando a canção. Ainda em agosto o single chegou ao número 1, no Reino Unido, e 7º nos Estados Unidos.

"Dancing in the Street" foi originalmente gravada pelo grupo Martha and the Vandellas, em 1964. 

1991 – O Metallica lançava seu famoso e controverso Black Album. Ao escolherem o produtor Bob Rock, o mesmo que já havia trabalhado com Bon Jovi e Möntley Crüe, já sinalizavam que queriam algo mais comercial. Os fãs mais radicais não os perdoaram, mas a iniciativa rendeu muito mais ganhos que perda e o Metallica deixava de ser uma banda conceituada no mundo do Heavy Metal para ser uma banda mainstream.  Além da faixa de abertura, “Enter Sandman”, duas baladas viraram os grandes hits do disco: “The Unforgiven” e “Nothing Else Matters”.




Dia 11 de Agosto

1956 – Lançado o compacto mais vendido durante toda a década dos anos 1950. O autor da proeza, claro, é Elvis Presley com as canções “Hound Dog” e “Don´t Be Cruel”.

1990 – Depois de uma apresentação para mais de 50 mil pessoas no Jockey Club Arena, no Rio de janeiro, a Legião Urbana chegava a São Paulo para duas apresentações no estádio Palestra Itália, da turnê As Quatro Estações. Com todos os ingressos vendidos, o primeiro show apresentou uma carga absurda de ingressos falsos, segundo a PM o público girou em torno de 60 mil pessoas, que só foi percebida quando não cabia mais ninguém dentro do estádio, mas as filas davam voltas no quarteirão. Por conta disso a banda teve que atrasar a entrada no palco em quase uma hora. Em homenagem a capital paulista o show começou com “Fábrica”, que não fazia parte do repertório original da tour. Na ocasião, a MTV, que estava chegando ao Brasil, foi conferir de perto a relação público e banda.

No dia seguinte, um domingo de Dia dos Pais, outro show impecável, dessa vez sem ingressos falsos. Aliás, é da apresentação do domingo a quase totalidade das canções do álbum As Quatro Estações Ao Vivo, lançado em 2004.    

2 comentários: