terça-feira, 10 de setembro de 2019

O dia de hoje na história do Rock


Dia 10 de Agosto


1947 – Nasce em Dunfermline, Escócia, Ian Scott Anderson, o músico , compositor e vocalista do Jethro Tull. Anderson está no grupo desde seu início, e lá se vão mais de 50 anos, incluindo o lançamento de 50th Aniversary Collection, de 2018. Anderson também inovou ao incluir a flauta no som do Jethro Tull que passou do Blues e Jazz Fusion, a Hard Rock e Progressivo.

1979 – Foi lançado o quinto álbum de Michael Jackson, Off The Wall. Este foi o primeiro trabalho produzido por Quince Jones e que significou a guinada na trajetória de Jackson. A partir deste lançamento, Jackson mostrou um lado mais pop capaz de conciliar vários estilos e que acabou se tornando sua marca registrada. Já neste trabalho cinco singles invadiram as paradas de sucesso, com maior destaque para “Don´t Stop ´Til You Get Enough”, aquela da abertura do antigo Vídeo-Show, “Rock With You”, além da faixa-título.

1984 – Mais uma vez a Legião Urbana se apresentava no Circo Voador, mas com uma mudança significativa. Aquele show marcava a estreia de Renato Rocha, o Billy/Negrete, no baixo, substituindo o próprio Renato Russo que queria mais liberdade pra cantar. Há também outras duas versões para a entrada de um novo baixista: uma parte de uma suposta tentativa de suicídio de Renato Russo ao cortar os próprios pulsos, enfrentando assim dificuldades para tocar. Outra versão conta que a gravadora EMI-Odeon, que inicialmente ouvira apenas uma fita voz e violão de Renato, ao descobrir que era uma banda com um trio “com um cara que canta e usa óculos", igual aos amigos e padrinhos Paralamas, sugeriu a mudança.

1985 – Michael Jackson comprava todo o catálogo da ATV Music pela bagatela de US$ 47,5 milhões. Junto ao pacote, estava uma parte significativa das canções dos Beatles.  
  
1988 – Lançado o álbum Carnaval, do Barão Vermelho, o sexto trabalho da banda. O nome é até contraditório por tratar-se de um disco de rock básico, com muita guitarra, baixo e bateria, apesar de instrumentos de sopro e até cítara na bela “Nunca Existiu o Pecado”. O Barão também se valeu de parcerias entre Frejat e os Titãs Miklos e Arnaldo, além do baixista Dé e Humberto Gessinger. A partir da turnê deste trabalho o Barão lançaria seu primeiro disco ao vivo, o Barão ao Vivo, em 1989.

1989 – Lobão lançava seu quinto trabalho solo, Sob o Sol de Parador. Gravado enquanto o músico aguardava julgamento de habeas corpus, para livrar-lhe de cumprir pena em regime semi-aberto, por posse de drogas em 1987, Lobão deu uma escapadinha a Los Angeles, via Argentina, já que não podia deixar o país, para contar com a produção de Liminha. O disco trouxe o mega-hit “Essa Noite Não (Marcha Ré em Paquetá)” e “Panamericana (Sob o Sol de Parador)”, além de sua última parceria com Cazuza, a faixa “Azul e Amarelo”.



Dia 9 de Agosto


1940 – Louis Jordan e His Tympany Five gravam “Saturday Night Fish Fry”. Na opinião de ninguém menos que Chuck Berry, este hit é que deu o start ao Rock and Roll.

1962 – Nasce no Rio de Janeiro Flávio Augusto Goffi Marquesini, mais conhecido como o baterista do Barão Vermelho Guto Goffi. Ao lado do amigo e tecladista Maurício Barros, Guto fundou o Barão Vermelho, umas das mais conceituadas do Rock Brasil. Após duas saídas de vocalistas, Cazuza e Frejat, Guto é o único músico que jamais deixou a banda, estando presente em todos os quase 20 álbuns, entre ao vivo e estúdio, lançados pela banda.

1984 – O grupo Magazine lançava o compacto com a música “Tic-Tic Nervoso”, no lado A, e “Atentado ao Pudor”, no lado B. De autoria de Antonio Luiz e Marcos Serra, na primeira vez que Kid Vinil a ouviu, numa versão demo com voz e violão, ele simplesmente jogou-a na lata do lixo. Os músicos Lu e Trinkão, baixista e baterista respectivamente, a resgataram do lixo e assim que a ouviram começaram a encher o saco de Kid Vinil para gravá-la. Dias depois, Kid sonhou que estava no Programa Qual é a Música?, de Silvio Santos, e com a música toda na cabeça. No dia seguinte decidiu que a gravaria. No entanto, como ele já manifestara não ter gostado dela ao próprio Antonio Luiz, este já havia liberado para a banda Spray

Mesmo assim, Kid insistiu e recebeu o aval e foi gravar com Liminha. As duas versões ficaram prontas ao mesmo tempo. Tanto WEA, atual Warner do Magazine, quanto a Copacabana, da banda Spray, mandaram suas versões às rádios, simultaneamente. Por já ter o grande sucesso de “Sou Boy”, e a WEA ser uma gravadora major, as rádios preferiram a versão do Magazine, que ainda entrou na trilha da novela Livre Para Voar. O disquinho saiu com arte do genial cartunista Angeli, em sua capa.    

1986 – O Queen fazia sua última apresentação com Freddie Mercury. O show aconteceu em Knebworth Park, Inglaterra. O público foi estimado em torno de 120 mil pessoas, encerrando a turnê Magic Tour, depois de 26 apresentações em apenas 32 dias, percorrendo 11 países europeus. 

1986 – O Motörhead lançava o seu sétimo álbum, Orgasmatron. Após uma reestruturação na banda, com a entrada de Phill Campbell e Würzel, guitarras, e Pete Gill, bateria, este disco foi o primeiro gravado com a banda formada por um quarteto.




Dia 8 de Agosto

1928 – Nascia em Pittsburg, EUA, Andrew Warhola, mais conhecido como Andy Warhol, o criador da Pop-Art e mentor da banda Velvet Underground. Formado em designer, Warhol foi pra Nova York, trabalhar nas revistas Vogue, Harper´s e The New Yorker. A partir dos anos 1960 passou a explorar sua arte dentro da publicidade, além de trabalhar com cinema. Warhol morreu em Nova York, aos 59 anos, vítima de complicações pós-cirúrgica.

1961 – Nasceu em Barking, Inglaterra, David Howell Evans, o guitarrista The Edge do U2. The Edge desenvolveu toda sua carreira na banda de origem irlandesa, considerada uma das maiores bandas de todos os tempos. Desde o início de sua formação The Edge criou uma forma peculiar de tocar sua guitarra, tornando seu som bem característico. Junto a banda já são 14 álbuns de estúdio, todos muito bem sucedidos. Além do U2, The Edge já gravou com B.B. King, Jah Wobble, Johnny Cash, Ronnie Wood e Rhianna.

1972 – Nasceu no Rio de Janeiro Frederico Mello de Castro, conhecido como Fred, baterista da formação clássica dos Raimundos. Na banda desde 1992, Fred sempre foi considerado o cara mais centrado e racional da banda. Ele seguiu com o grupo até 2006, retornando na gravação do álbum Acústico, em 2017. Outra banda que Fred também integrou foi o Autoramas, a partir de 2015.



Dia 7 de Agosto


1958 – Nasce em Nottinghamishire, Inglaterra, Paul Bruce Dickson, o vocalista Bruce Dikson do Iron Maiden. Cantando desde os anos 1970, Dickson fez parte de algumas pequenas bandas que tocavam na noite britânica. Numa destas bandas, a Samsom, gravou dois discos ainda com alcunha de Bruce Bruce.  Desde 1981 entrou para o Iron substituindo Paul Di´Anno e logo no álbum emblemático The Number of the Beast.  De lá pra cá já são 11 discos de estúdio. Ainda na banda lançou seu primeiro trabalho solo em 1990, Tattoed Miliionaire. Em 1993 decidiu dedicar-se somente a  esta carreira, chegando a gravar mais cinco álbuns. Já em 1999, Dickson retornou ao Iron, onde permanece até hoje.

1971– Frank Zappa gravava seu segundo álbum ao vivo, o Just Another Band Form L. A., no Campus da University of California (UCLA), Los Angeles. O disco foi o 14º trabalho de Zappa e foi lançado em 26 de março de 1972.

2004 – Aconteceu o último show da banda Rodox, no Rock in Rio Café, de Salvador. Tudo indica um desgaste de relacionamento entre os integrantes, uma vez que o baterista Fernando chutou seu instrumento logo nas primeiras músicas da apresentação. Todos abandonaram o palco e o próprio Fernando voltou um tempo depois para pedir desculpas e comunicar o fim da banda que estava em estúdio preparando seu terceiro disco. O Rodox havia sofrido algumas trocas no ano anterior e, pelo jeito, o clima nunca mais foi o mesmo.



Dia 6 de Agosto

1965 – Lançado o quinto álbum dos Beatles, Help. O disco foi lançado simultaneamente ao filme homônimo, em meio ao auge da beatlemania. Segundo consta, John Lennon compôs algumas canções inspirado em Bob Dylan como a bela “You´ve Got to Hide Your Love Away”.

1973 – Lançado o álbum de estreia da banda Secos & Molhados, com o mesmo nome da banda. Considerado um dos discos mais conceituais do Rock Brasileiro, este trabalho traz um inspirado compositor, João Ricardo, e um cantor de performance e voz absurdamente marcantes, Ney Matogrosso. Não bastasse o som inovador, o visual da banda causou polêmicas, especialmente por vivermos numa ditadura.

2012 – Morria em Joinville, vítima de câncer na garganta, o guitarrista e cantor Celso Blues Boy. Na estrada desde os anos 1970, como músico de Raul Seixas e Sá & Guarabira, Celso ganhou espaço mesmo a partir dos anos 1980. Seu primeiro trabalho gravado foi a coletânea Rock Voador, lançado em parceria entre a Fluminense FM e o Circo Voador. A partir daí gravou 11 álbuns. Celso tinha 56 anos quando de seu falecimento.

2015 – Por meio de sua página oficial no Facebook, a banda Dr. Sin comunicava ao seu público que a turnê daquele ano era a sua turnê de despedida, depois de 23 anos de carreira, 11 álbuns de estúdio e mais três trabalhos ao vivo. Em 2018 os irmãos Busic retomaram a banda acompanhados de Thiago Melo na guitarra. Ainda em 2018 lançaram o single “Lost In Space”.



Dia 5 de Agosto

1947 – Nasce em Winnipeg, Canadá, Gregory Leskiw, o guitarrista Greg Leskiw da banda The Guess Who. Sua primeira banda foi a Wild Rice, saindo em 1970 para integrar o The Guess Who, permanecendo até 1972, gravando quatro álbuns. Além da principal banda, tocou também com Mood Jga Jga, Crowcuss, Les Q, Kilowatt, Swing Soniq e One Eyed Jacks.

1966 – Nasce no Rio de janeiro João Alberto Barone Reis e Silva, o baterista João Barone d´Os Paralamas do Sucesso. Barone se juntou aos Paralamas por acaso. Num show que a banda fez na Universidade Rural, o baterista Vital faltou e Barone foi apresentado a Herbert e Bi Ribeiro. Os dois bateras, inclusive, chegaram a tocar juntos em uma outra oportunidade, mas a titularidade das baquetas ficou mesmo com João. Aliás, o músico é considerado, por muitos, como o melhor baterista do rock brasileiro. Eu assino embaixo.

1966 – Foi lançado o sétimo álbum dos Beatles, Revolver. Mais um disco que explora o psicodelismo e arranjos com influências orientais. O primeiro nome sugerido ao trabalho era Abracadabra. Outra curiosidade do disco é que George Harrison colaborou com três composições: “Taxman”, “I Want to Tell You” e “Love You To”.



Dia 4 de Agosto

1966 – Rádios dos Estados Unidos anunciaram que baniriam as canções dos Beatles de sua programação depois que John Lennon declarou que “The Beatles, hoje, são mais populares que Jesus Cristo”.

1967 – Lançado o primeiro álbum do Pink Floyd, The Piper at the Gates of Dawn. A começar pela capa o Pink Floyd vinha para impactar. Pisicodélico e pop, ao mesmo tempo, este disco já demonstrava todo o talento do compositor Syd Barret.

1969 – Nasce em Belo Horizonte Massimiliano Antônio Cavalera, o guitarrista, cantor e compositor Max Cavalera do Sepultura e também do Soulfly. Ao lado do irmão, Igor, Max fundou o Sepultura, em 1984, gravando o primeiro álbum em 1986, Morbid Visions. Por diferenças pessoais deixou a banda em 1996. Desde 1997 atua na Soulfly, banda pela qual já gravou 11 discos. 



Dia 3 de Agosto

1963 – Nasce em Downey, EUA, James Alan Hetfield, o guitarrista, compositor, vocalista e co-fundador do Metallica, James Hetfield. Ao lado do baterista Lars Ulrich, Hetfield fundou o Metallica, ainda em 1981, chegando ao primeiro álbum em 1983. Hetfield tem um estilo particular de tocar sua guitarra e se postar diante do microfone. Até hoje, Hetfield só gravou pelo Metallica. São 10 álbuns de estúdio e mais quatro trabalhos ao vivo. Enquanto a banda estava em estúdio gravando seu oitavo disco, St. Anger, Hetfield iniciou tratamento para se livrar do álcool. À época, seu comportamento estava comprometendo o futuro da banda. Desde então, o músico está limpo.

1987 – O Def Leppard lançava o álbum Hysteria, o álbum de maior sucesso comercial de toda a carreira do grupo. Este também foi um trabalho importante por ser o sucessor de Pyromania, que já havia feito muito sucesso. Entre estes dois trabalhos houve um hiato de cinco anos também por conta do acidente ocorrido com o baterista Rick Alen, em 1984. Alen sofreu um acidente automobilístico, no qual perdeu o braço esquerdo e mesmo assim deu continuidade à sua carreira. É deste disco a canção “Love Bites”, que ganhou versão brasileira do grupo Yahoo, que era liderado pelo guitarrista Robertinho do Recife.  
  


Dia 2 de Agosto

1962 – O cantor e compositor Robert Zimmerman, estabelecido em Nova York, muda seu nome legalmente para Bob Dylan. Há várias versões sobre o porquê desta mudança, mas nenhuma conclusiva. O próprio Dylan desconversa sobre o assunto, deixando o assunto como uma das lendas do rock

1994 – Foi lançado o álbum Ao Vivo da banda Blitz. Depois de 10 anos sem qualquer lançamento, eles aproveitaram o sucesso da antiga música “Mais Uma de Amor (Geme, Geme)”, na novela A Viagem, e boa parte dos membros do grupo se reuniram para gravarem este disco. Depois da turnê de divulgação, ainda gravaram Línguas, o quinto trabalho do grupo.

2002 – A Rádio Fluminense FM, também conhecida como Maldita, voltava a ocupar seu antigo lugar no dial carioca, o 94,9. A rádio havia encerrado suas atividades em 1994, voltando em 2001, mas pelas ondas AM. Então, nesse dia 2, a partir das 10h, ela finalmente voltava a antiga sintonia. A Rádio Fluminense FM foi fundamental na explosão do chamado Rock Brasil disseminado nos anos 1980, em perfeita integração com o Circo Voador.



Dia 1 de Agosto

1951 – Nasce em Winnipeg, Canadá, Timothy Gregg Bachman, mais conhecido como o guitarrista e vocalista Tim Bachman das bandas Brave Belt e, principalmente, Bachman-Turner Overdrive, ou BTO, pros mais íntimos, ao lado de seus irmãos Randy e Robbie, além de Fred Turner. Em sua primeira passagem pela banda foram dois álbuns lançados em 1973. Já no ano seguinte ele foi convidado a deixar o grupo por conta de seus excessos com álcool e drogas. Ele retornou em 1984 para gravação de um álbum e turnê ao lado do Van Halen.
   
1958 – Nascia em São Francisco, EUA, Jerome John Garcia, o guitarrista, compositor e vocalista Jerry Garcia da banda Greteful Dead, ícone do Rock Psicodélico. Garcia foi o principal nome da banda, mantendo-a ativa de 1960 à sua morte, em 1985. Além do Greateful, Garcia chegou a gravar quatro álbuns solos e mais de 30 trabalhos entre estúdio, ao vivo e compilações, junto a sua banda. Em 9 de agosto de 1995, enquanto estava internado numa clínica de reabilitação, vítima de ataque cardíaco, Garcia faleceu aos 53 anos.

1958 – Nascia em Jamestown, EUA, Robert Norman Buck, o fundador e guitarrista da 10.000 Maniacs, Rob Buck. Ao lado de Natalie Merchant, é co-autor de grandes sucesso da banda como “What´s the Matter Here”, “Hey Jack Kerouac” e “These Are Days”. Morto aos 42 anos, vítima de hepatite, Buck participou de todos os álbuns do 10.000 Maniacs.

1960 – Sem uma data precisa, mas com lançamento em agosto, a Revista do Rock foi a primeira publicação no gênero a ser editada no Brasil. A jornalista responsável pela revista era Janette Adib, também compositora, incluindo parceria Roberto Carlos em “Cara de Pau”, interpretada por Cleide Alves.

A publicação durou até 1974, transformando-se num veículo importante de divulgação do novo gênero, uma vez que a TV não era um bem tão comum aos brasileiros. Assim, a Revista do Rock tinha o papel de “dar vida” às vozes tão conhecidas através do rádio. A revista ainda trazia pequenas biografias, letras de músicas e traduções de alguns sucessos internacionais. Depois dela, surgiram outras como Baby Face, Rock News e Os reis do Iê-iê-iê, dando continuidade a proposta da Revista do Rock.

1981 – Foi inaugurado nos Estados Unidos o canal televisivo MTV. O start foi dado pelo vídeo-clip "Video Killed the Radio Star", da banda Buggles.  A MTV virou a principal plataforma de lançamento mundial tanto para os novos quanto para os já consagrados artistas do mundo pop/rock. Com seu lançamento, gravar um vídeo-clip passou a ser obrigatório para qualquer artista. Algumas bandas tinham orçamento cinematográfico para estes clips, como por exemplo, o Guns N´Roses à época do lançamento dos álbuns Use Your Ilusion I e II.

1986 – O jornalista Jamari França publicava pela última vez a coluna Rock Clips, no Caderno B no Jornal do Brasil. A coluna, veiculada às sextas-feiras, trazia notas curtas com informações de bastidores do chamado Brock. Jamari França se despediu com "Este é o último Rock Clips. Até de repente em algum lugar". A coluna começou a ser publicada no primeiro semestre de 1985.

Jamari França é um dos ícones do jornalismo cultural brasileiro, especialmente o rock da geração dos anos 1980. Autor da belíssima biografia, Vamo Batê Lata, d´Os Paralamas do Sucesso, além diversas traduções, como por exemplo, Crossroads, a Vida e a Música de Eric Clapton, de Michael Schumacher, Editora Record.


Para ouvir no Spotify: https://open.spotify.com/playlist/7vlzxgnm1WOA6xeI2gOqgm?si=c3qC7jyuQdeeUv5u1ZPwPg



2 comentários:

  1. Hoje estou muito mais internado com o rock graças a vc Man.
    Obrigado👍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, que maravilha.

      Só me motiva a continuar escrevendo.

      Abs!

      Excluir