quinta-feira, 9 de julho de 2020

O dia de hoje na história do Rock


Dia 9 de Julho

1946 – Nascia em Kirriemuir, Escócia, Ronald Belford Scott, o vocalista Bon Scott do AC-DC. Antes de se juntar aos australianos, Scott integrou as bandas The Spektors, The Valentines e Fraternity. Como frontman do AC-DC, Scott gravou os seis primeiros álbuns do grupo, sendo High Voltage, o trabalho de estreia, em 1975. Aliás, este álbum tem duas versões, a primeira lançada somente na Austrália, enquanto que no ano seguinte houve seu lançamento mundial.

O seu último trabalho no AC-DC foi o álbum Highway To Hell, de 1979. Em fevereiro de 1980ao final desta turnê, em viagem a Londres, Scott teve uma noite de bebedeira com o amigo Alistair Kinnear. Ao saírem do bar, Scott apagou de tão bêbado que estava. Ao chegar na casa de Scott, seu amigo tentou acordá-lo, mas foi em vão. Então Kinnear seguiu para sua própria casa e ainda tentou reanimá-lo, sem sucesso. Assim, ele o colocou no banco de trás do veículo para acordá-lo pela manhã. No entanto, quando foi vê-lo, Scott já estava morto.

Segundo o atestado de óbito, Scott foi vítima de overdose, com apenas 33 anos de idade.
  
1955 – "Rock Around the Clock" chega ao número 1 da Pop Charts da Billboard, tornando-se o primeiro rock and roll a atingir esta marca e, mais importante, permanecendo nesta posição por oito semanas. Aliás, ela conquistou não só a Billboard, mas também outras paradas mundo à fora.

Ainda na Billboard "Rock Around the Clock" foi a segunda canção mais tocada em 1955, atrás apenas de “Cherry Pink And Apple Blossom White”, de Perez Prado, o Rei do Mambo.

1960 – Nasce em São Paulo, Charles de Souza Gavin, o baterista, pesquisador de música brasileira e apresentador de TV, Charles Gavin. De rápida passagem por RPM e Ira!, Charles se firmou junto aos Titãs, ainda antes da gravação do segundo disco, Televisão. A partir do álbum Cabeça Dinossauro, passou a ser reconhecido como um dos grandes bateristas do Rock Brasil.

Com os Titãs gravou 17 discos, até deixar o grupo em 2010. Em 2014, participou do projeto Banda Panamericana, ao lado de Dado Villa-Lobos, guitarra, Dé Palmeira, baixo e vocal, e Toni Platão, vocal, chegando a gravar um EP com seis canções.

Em 2017 formou a Primavera nos Dentes, banda que lançou um álbum composto por releituras de canções do Secos & Molhados, com Duda Brack nos vocais. Ano passado, na Rádio Cidade,  Rio de Janeiro, comandou o programa Cidade do Rock, com Demmy Morales.

Atualmente, é apresentador do programa O Som do Vinil, no Canal Brasil, em que explora as histórias de álbuns relevantes à música popular do Brasil. Aliás, enquanto pesquisador de música brasileira lançou em 2008, juntamente com Arthur Dapieve, Tárik de Souza e Carlos Calado, o livro 300 Discos Importantes da Música Brasileira, edição única e de luxo no mesmo formato de uma capa de vinil.  

1962 – Bob Dylan entrava no estúdio da Columbia Records para gravar o clássico “Blowin´ in the Wind”. Composta em abril daquele mesmo ano, a canção foi levada apenas por sua voz, seu violão e sua gaita, mas imortalizada por sua atemporalidade.

“Blowin´ in the Wind” foi lançada como single com “Don´t Think Twice, It´s All Right” no lado B. Ela abre o álbum The Freewheelin´ Bob Dylan, lançado em maio do ano seguinte.

1964 – Nasce em São Francisco, EUA, Courtney Michelle Harrison, a cantora e líder da banda Hole, Courtney Love. Pouca gente sabe, mas Courtney foi vocalista do Faith No More, porém o grupo queria mesmo era um vocalista, então a dispensaram.

Além FNM ela participou do Suggar Babylon e Pagan Babies. Pouco depois resolveu se dedicar a carreira de atriz, estudando cinema com George Kuchar. Em 1989 formou o Hole, banda com forte influência de punk rock, e pela qual efetivamente se tornou uma estrela do rock. 

Além da música e cinema, Courtney também é lembrada pelo seu conturbado casamento com Kurt Cobain, líder do Nirvana. Este relacionamento, sempre foi comparado ao casal auto-destrutivo Syd & Nancy.  
   

1975 – Nasce em Detroit, EUA, John Anthony Gillis, o Jack White do White Stripes. Jack e a esposa Meg White, formaram o White Stripes em 1996, gravando o primeiro álbum em 1999. Com sete discos gravados, White é umas das grandes bandas do rock alternativo a partir dos anos 2000. 

Sua canção “Seven National Army”, virou tema de abertura dos jogos da Copa do Mundo, na Rússia em 2018, em substituição ao hino anterior, composto em 1994.

1932 – Começava a Revolução Constitucionalista de 1932. São Paulo insurgiu contra o governo Getulio Vargas que rompia a chamada política do café com leite, onde São Paulo e Minas Gerais se alternavam no poder. A guerra durou até 4 de outubro do mesmo ano, onde morreram, oficialmente, 934 pessoas. No entanto, estima-se que este número tenha sido superior a 2000.

Ficaram marcados na história desta luta Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, o MMDC, reconhecidos como heróis da revolução.


1960 – Inaugurada em São Paulo a TV Excelsior, do empresário Mário Wallace Simonsen. Baseada em jornalismo, série e filmes estrangeiros, a Excelsior revolucionou a ser a primeira TV a realizar uma transmissão em cores no Brasil já em 1962, com o programa Moacyr Franco Show, de Moacir Franco. A ideia não foi muito adiante pois utilizava o sistema americano NTSC, de custo elevadíssimo, além do que, televisores coloridos no Brasil só chegaram na década seguinte.

Por problemas financeiros e eterna divergência com o regime militar a Excelsior saiu do ar em 1 de outubro de 1970.



Nenhum comentário:

Postar um comentário