sábado, 11 de julho de 2020

O dia de hoje na história do Rock


Dia 11 de Julho

1959 – Nasce em Santa Mônica, EUA, Suzanne Nadine Vega, a cantora e compositora Suzanne Vega. Desde cedo se envolveu com as artes, chegando a escrever poemas a partir dos 9 anos, enquanto sua primeira composição surgiu aos 14.


Enquanto frequentava a faculdade de Literatura Inglesa, ela se apresentava em Greenwich Village. Foi então que surgiu o convite de uma gravadora e a oportunidade de gravar seu álbum de estreia em 1985. Dois anos depois ela lançou seu segundo disco, Solitude Standing, e foi daí que surgiram seus maiores sucessos “Tom´s Dinner” e, principalmente, “Luka”. Ao longo de toda carreira lançou 14 trabalhos, entre discos inéditos e compilações.

Seu último disco foi lançado em 2016, Lover, Beloved: Songs From an Everything With Carson McCullers, baseado numa peça teatral que retrata a vida do escritor Carson McCullers.


1959 – Nasce em Northamptonshire, Inglaterra, Peter John Joseph Murphy, o vocalista Peter Murphy do Bauhaus e de carreira solo. A frente da banda Bauhaus, um dos maiores expoentes do som gótico inglês, Murphy alcançou grande representatividade, lançando cinco álbuns, quatro só nos anos 1980. A banda terminou em 1983, quando Murphy decidiu tocar outros projetos. Assim, dois dos remanescentes, o guitarrista Daniel Ash e o baterista Kevin Haskins, formaram o Tones On Tails.

Murphy chegou a gravar um único álbum com a banda Dalis Car, mas a experiência não vingou.  Seu primeiro disco solo foi lançado somente em 1986, Should the World Fail to Fall a Apart, onde se destacou a cover de “Final Solution”, da banda americana Pere Ubu. De lá pra cá lançou 13 álbuns entre estúdio, ao vivo e compilações.

Seu último lançamento aconteceu em fevereiro de 2019, Live in London, enquanto que o último álbum de estúdio foi Lion, de 2014.

1959 – Nasce em Perth Amboy, EUA, Richard Stephen Sambora, o Richie Sambora, guitarrista do Bon Jovi. Durante a faculdade de psicologia passou mais tempo tocando em bandas do que propriamente estudando. Chegou, inclusive, a participar de uma audição para tocar no Kiss.

Antes de entrar para o Bon Jovi, já havia tocado na banda Message, com quem gravou  um álbum independente. Em 1984 foi convidado por Jon a substituir o guitarrista Dave Sabo, antes mesmo da gravação de seu álbum de estreia. Incorporado ao Bon Jovi Sambora esteve presente desde este primeiro disco até What About Now, de 2013.

Já em carreira solo ele lançou três álbuns, sendo Aftermath Of The Lowdown, o último em 2012.

2016 – Depois de 34 anos de convívio, os Titãs anunciavam que Paulo Miklos não fazia mais parte do grupo. Segundo nota oficial, por questões pessoais, uma vez que Miklos estaria mais envolvido com seus projetos solos, além da música, ele também é ator.

Miklos é responsável por sucessos significativos junto ao grande público que acompanha mais à distância a carreira do grupo, sendo, por exemplo, o vocalista de “Sonífera Ilha”, primeiro sucesso da banda, “Bichos Escrotos” e “Pra Dizer Adeus”, primeiro single do fenômeno de vendas Acústico MTV.  Já para os que são realmente fãs da banda, Miklos se destaca com “Autonomia”, “Estado Violência”, “Diversão”, “Miséria”, “Disneylândia”, “A Verdadeira Mary Poppins”...  

Depois de deixar os Titãs, Paulo Miklos lançou um álbum em 2017, A Gente Mora No Agora, além de ter participado de filmes, novelas e programas de TV.


Nenhum comentário:

Postar um comentário