segunda-feira, 21 de setembro de 2020

O dia de hoje na história do Rock

Dia 15 de Setembro 

1968 – O cantor Caetano Veloso, que também lançou seu primeiro álbum naquele ano, foi vaiado no Festival Internacional da canção, interpretando a canção “É Proibido Proibir”, no Teatro TUCA. A partir desta reação do público, Caetano proferiu um longo discurso em que questionava o conservadorismo daquela juventude (“eu vejo um futuro repetir o passado”).

Quem também se manifestou, de forma apropriada como sempre, foi o cronista Nelson Rodrigues “A vaia selvagem com que o receberam já me deu uma certa náusea de ser brasileiro. Dirão os idiotas da objetividade que ele estava de salto alto, plumas, peruca, batom etc. etc. Era um artista. De peruca ou não, era um artista. De plumas, mas artista. De salto alto, mas artista (…) Era um concorrente que vinha ali, cantar; simplesmente cantar. Mas os jovens centauros não deixaram”. 

Aliás, mais um conceito visionário de Nelson Rodrigues prevendo que artistas, um dia, seriam vistos como inimigo... 

Já diria o próprio Nelson Rodrigues, "dos idiotas eu só quero vaias".

2004 – Falecia em Los Angeles, o guitarrista Johnny Ramone, um dos fundadores dos Ramones, tendo, ao lado de Joey, permanecido no grupo por toda sua trajetória. Johnny, já tocava desde sua adolescência na banda Tangerine Puppets, com o futuro companheiro de banda Tommy Ramone. Fã de Stooges e MC5, juntou-se a Dee Dee e Joey, criando os Ramones. Sua forma, sem firulas, de tocar guitarra é uma marca na trajetória do grupo.  

Johnny participou de todos os 14 álbuns de estúdio dos Ramones, além dos dois trabalhos ao vivo, lançados enquanto a banda ainda estava em atividade. Johnny também ficou marcado por ter se casado com Linda Daniele, que foi namorada de Joey, o que gerou um mal estar nunca resolvido. 

Aos 55 anos Johnny faleceu, vítima de câncer na próstata, em sua casa na cidade de Los Angeles.

2008 – Falecia em Londres, em sua casa, vítima de câncer, o tecladista Richard Wright, do Pink Floyd. Único integrante a participar de todas as tours do grupo, Wright sempre foi considerado, pelos demais integrantes, como fundamental no conceito de som do grupo. 

O tecladista Richard Wright estava com 65 anos.  



Dia 14 de Setembro

1955 – Little Richards entrava em estúdio para gravar o clássico “Tutti-Frutti”, canção dos primórdios do rock and roll. Muita gente prega, inclusive, que dia 14 de setembro sim, é que deveria ser considerado o dia mundial do rock. 

A canção “Tutti-Frutti” já foi regravada por inúmeros artistas, de Elvis Presley a New Order, passando por uma regravação do T. Rex com Ringo Starr na bateria e Elton John, ao piano.



Dia 13 de Setembro

1961 – Nasce em La Mesa, EUA, David Scott Mustaine, o guitarrista, compositor e vocalista Dave Mustaine do Megadeath. Mustaine começou a carreira no Metallica, mas brigas de ego entre ele e Hetfield, o fizeram deixar a banda, abrindo assim a possiblidade de criar o Megadeath.

O livro The 100 Greatest Metal Guitarists, de 2009, o colocou como o melhor guitarrista do gênero  em 2009. Com o Megadeath já são 16 álbuns de estúdio e mais três trabalhos ao vivo. Mesmo tendo uma banda super bem-sucedida, Mustaine nunca deixou de lado sua mágoa com os membros mais antigos do Metallica. 

Em 2019 Mustaine foi diagnosticado com câncer e teve que se afastar dos trabalhos junto ao Megadeth. No final de janeiro deste ano ele noticiou que estava curado, podendo retomar a sua carreira.


  

Dia 12 de Setembro

1952 – Nascia em Hamilton, Canadá, Neil Ellowood Peart, o baterista Neil Peart do Rush. Desde adolescente tocou em várias bandas até entrar no Rush, gravando a partir do segundo trabalho  da banda em 1975, o álbum Fly By Night. Desde então Peart se destacou como um dos maiores bateristas no mundo do rock. Além das baquetas, Peart também era o principal letrista do grupo. Seu gosto por literatura, inclusive, o fez colaborar com o escritor Kevin J. Anderson em quatro de seus livros.

Peart gravou 19 discos de estúdio com o Rush, além de oito álbuns ao vivo, além de participar em trabalhos dde outros artistas. O baterista anunciou sua aposentadoria em 2015.

Em 7 de janeiro de 2020, Peart faleceu aos 67 anos vítima de glioblastoma, um câncer no cérebro.    

1967 – Estreia nos Estados Unidos a série de TV The Monkees, estrelada pelos integrantes da banda homônima. A produção do seriado se estendeu até 25 março de 1968, com grande sucesso, duas temporadas e 58 episódios de aproximadamente 25 minutos. Seus integrantes interpretavam a si mesmos, em situações fictícias. Aliás, The Monkees foi criado pensando exatamente para o formato de série de TV, aproveitando a onda da Invasão Britânica.

No Brasil o seriado foi ao ar no ano seguinte, no mês junho, inicialmente exibido pela TV Excelsior. Na década seguinte passou para a TV Bandeirantes e nos anos 1980, foi  exibida pela TV Gazeta.

1989 – O Aerosmith lançava o álbum Pump, seu 10º trabalho de estúdio. Este trabalho era o da reafirmação da banda, depois do retorno com o bem-sucedido Permanent Vacations, depois de superados inúmeros problemas.

Com este disco a banda conseguiu seu primeiro prêmio Grammy, além dos mega-hits “Janie´s Got a Gun”, “Love in na Elevator” e “What It Takes”. 

2003 – Morria, decorrente de complicações de diabetes, o ícone Johnny Cash. Impossível de rotulá-lo, Cash consegue ser reverenciado por amantes do rock tradicional, pelos punks, pelos headbangers...

Dono de um comportamento arredio era viciado em anfetaminas e um lutador pelas causas das minorias. Foram mais de 50 álbuns de estúdio, nove discos ao vivo e uma enormidade de hits como  "Flesh and Blood", "Man in Black", “A Thing Called Love”, “On Piece at a Time”, “(Ghost) Riders in The Sky”...

Johnny Cash tinha 71 anos de idade.



Dia 11 de Setembro

1967 – Caia na estrada, para percorrer o interior da Inglaterra, o famoso ônibus Magical Mystery Tour, da banda The Beatles. O ônibus partiu da estação de metrô Baker Street, com atores, técnicos e Paul McCartney. Os demais integrantes embarcaram somente em Surrey. Assim, Os Rapazes de Liverpool registravam mais um longa em sua filmografia.

1981 – Aconteceu no ginásio do Maracanãzinho o Festival MPB-81, com presenças de Guilherme Arantes, Arrigo Barnabé, Kleiton & Kledir, Walter Franco, Oswaldo Montenegro e a vencedora Lucinha Lins. Porém, a grande atração da noite foi mesmo Júlio Barroso e sua Gang 90 & As Absurdetes!

2015 – O Slayer lançava seu 11º álbum. Este trabalho foi o primeiro sem o guitarrista Jeff Hanneman, um dos fundadores do grupo, morto em 2013. O disco estreou em 4º lugar na parada da Billboard 200, além de ser bem recebido pela crítica de modo geral. 

2011 – A rede terrorista Al-Qaeda promoveu o atentado às Torres Gêmeas do World Trade Center, na cidade de Nova York, sendo atingidas por dois aviões. Outro avião atingiu o Pentágono em Washington, enquanto uma quarta aeronave, o voo 93 da Airlines, que também tinha como alvo o Pentágono, acabou caindo num campo, na Pensilvânia, por conta da ação de seus passageiros, que o derrubaram.

Quase três mil pessoas morreram na ocasião, sendo considerado um dos maiores ataques terroristas da história. Osama bin Laden só admitiu a autoria dos atentados em 2004.


 

Spotify


Nenhum comentário:

Postar um comentário