quinta-feira, 17 de setembro de 2020

O dia de hoje na história do Rock

Dia 10 de Setembro

1950 – Nasce em Massachusetts, EUA, Anthony Joseph Pereira, o guitarrista e compositor Joe Perry do Aerosmith. Inicialmente, Perry tocava na The Jam Band, ao lado de Tom Hamilton. Com a chegada de Steven Tyler, Brad Whitford e Joey Kramer a banda se tornou o Aerosmith, lançando seu primeiro disco em 1973. 

Com o Aerosmith já são 15 discos de estúdio e mais quatro álbuns solos, além de participações em trabalhos de outros artistas. Nos últimos anos sofreu problemas cardíacos em shows do Hollywood Vampires, outra banda da qual participa, e no show de Billy Joel.

    

1983 – Um dia após completar um ano de seu primeiro show Os Paralamas do Sucesso já lançavam seu álbum de estreia, Cinema Mudo. Um disco que a banda abriu mão de certas convicções para não contrariar a gravadora, tanto que Herbert Vianna faz questão de dizer que não gosta do produto final, exatamente por esta interferência. No entanto, o álbum traz três hits poderosos “Vital e Sua Moto”, a que mais sofreu interferência da gravadora, “Cinema Mudo” e “Patrulha Noturna”. 

Além delas, “Química”, composição do amigo dos tempos de Brasília Renato Russo, ainda tocou nas rádios voltadas ao rock. Já a música “O Que Eu Não Disse” é a única parceria registrada entre Herbert  e Renato. 

Um álbum clássico!   



Dia 9 de Setembro

1971 – John Lennon lançava o álbum emblemático Imagine. Produzido pelo próprio John, Yoko Ono e o produtor Phil Spector, boa parte da obra foi gravada em sua casa, em Tittenhurst Park, Inglaterra. O trabalho ainda contou com a participação de George Harrison. 

Quando de seu lançamento, o álbum chegou ao número 1 no mundo todo.

1982 – Os Paralamas do Sucesso tocaram num lugar chamado Shopstake, que inclusive deu título a uma canção instrumental do álbum de estreia do grupo. Curiosamente, nesta apresentação, estavam presentes os dois bateristas, Vital e João Barone, e ambos tocaram. Depois disso Vital desistiu, já Barone...

Embora ainda não tivesse nome, a banda considera essa data como a de fundação do grupo. Pouco mais de um mês depois, em 21 de outubro, no Salão de Estudos da Universidade Rural, eles se apresentaram já com o nome de Os Paralamas do Sucesso e Barone como dono das baquetas.

2013 – Sem saber lidar com a morte dos amigos e parceiros Chorão e Peu Sousa, seis e quatro meses antes respectivamente, Champignon pôs fim a própria vida, com um tiro na cabeça, em sua própria residência. Após anos de convívio no binômio estúdio-show, em 2005 o Charlie Brown Jr. deu um tempo e seus integrantes desenvolveram novos projetos. O baixista tocou nos Revolucionários, Nove Mil Anjos e A Banca, esta última logo após a morte de Chorão. 

Champignon tinha somente 35 anos e sua esposa estava no quinto mês de gravidez. 



 Dia 8 de Setembro

1957 – Com apenas 16 anos Paul Anka se apresentava pela primeira vez no tradicional The Ed Sullivan Show. Com o estouro da canção “Diana”, ficou em 1º lugar na parada norte-americana por 18 semanas, Anka causou histeria nas meninas da plateia, tanto que voltou ao programa mais uma dezena de vezes. 

Nesta sua estreia, a gravação aconteceu no Madison Square Garden.  

1961 – Nasce no Rio de Janeiro Fernanda Sampaio de Lacerda Abreu, a cantora e compositora Fernanda Abreu. Fernanda surgiu no mundo da música com a banda Blitz, como uma das backing vocals do grupo, ao lado de Marcia Bucão.

Após a separação da Blitz, em 1986, Fernanda ainda levou um tempo até lançar seu primeiro álbum solo em 1990, o Sla Radical Dance Disco Club, explorando ritmos dançantes. Desde então são sete álbuns, sendo que Da Lata, 1995, foi seu maior sucesso comercial.




Dia 7 de Setembro

1936 – Nascia no Texas, EUA, Charles Hardin Holley, mais conhecido como Buddy Holly, um dos primeiros ícones do Rock and Roll. Ao lado do amigo Bob Montgomery abriu alguns shows para Elvis Presley e Bil Haley & His Comets, porém, sua primeira gravação foi com a banda The Crickets, em 1957, da qual era o líder e vocalista.

Seu disco de estreia chegou ao 5º lugar nas paradas do Reino Unido, com destaque para “Peggy Sue”. Lamentavelmente sua carreira foi efêmera. Após um show em Iowa, em 1959, Buddy embarcou numa aeronave Beechcraft, rumo a Minnesota. No caminho, em decorrência de uma nevasca, o avião caiu matando todos os seus ocupantes. Além dele, outras duas promessas do rock estavam a bordo, o adolescente Ritchie Valens e JP Richardson, o Big Bopper. Buddy tinha somente 22 anos. 

1951 – Nasce em Ohio, EUA, Christine Ellen Hynde, a guitarrista, compositora e vocalista do The Pretenders, Chrissie Hynde. Depois de algumas tentativas entre bandas, a loja de Malcolm McLaren e a revista New Music Express, Hynde finalmente conheceu seus companheiros de banda em 1978. 

Estrearam num palco em Paris e lançaram uma demo, que foi lançado em single com as canções "Stop Your Sobbing" e "The Wait", atingindo o 33º lugar da parada britânica. A partir daí, sua carreira decolou e The Pretenders se tornou uma das bandas mais importantes do fim dos anos 1970 e início dos anos 1980. 

Hynde, uma das principais vozes femininas do mundo rock, já gravou com Morrissey, INXS, Frank Sinatra e outros artistas. Ativista e vegana, Hynde sempre marcou por sua forte personalidade. 

Junto ao The Pretenders gravou 12 álbuns de estúdio, além de dois discos solos.

1978 – Morria, vítima de overdose de sedativos, o baterista Keith Moon, da banda The Who. Com uma vida excêntrica e excessos na relação álcool & drogas, Moon era o dínamo do som da banda. 

Além do The Who, tocou com Jeff Beck, Jimmy Page, John Lennon e outros. Moon, tinha completado apenas 32 anos, havia duas semanas.

1987 – O Capital Inicial lançava o seu segundo disco, Independência. Depois do enorme sucesso do primeiro álbum, este trabalho foi bem decepcionante. Marcado pela efetivação do tecladista Bozo Barreti, produtor do primeiro álbum, o trabalho pouco tinha a ver com o som dos tempos de Brasília, apesar de “Descendo o Rio Nilo”, lançado em compacto em 1985.

A presença do novo integrante foi marcante neste novo trabalho, descaracterizando o som grupo. A faixa-título e “Prova” foram seus hits. “Autoridades” e a já citada “Descendo o Rio Nilo” chegaram a tocar, mas em rádios especializadas em rock.

O disco ainda contou com a participação de dois nomes de peso: o baterista João Barone, d´Os Paralamas do Sucesso, e do saxofonista George Israel, do Kid Abelha.

1992 – Após um show em Natal, RN, a Legião Urbana encerrava abruptamente a curta turnê de divulgação do álbum V, após a apresentação, realizada no Papódromo, considerada memorável pelos presentes.

Renato, que estava numa fase imersa em álcool, desentendeu-se com os demais integrantes do grupo e resolveu que não haveria mais shows. A tour havia começado em Sorocaba, em julho do mesmo ano e estava de passagem pelo Nordeste. A banda não se apresentou em nenhuma capital do Sudeste e do Sul do Brasil.



Dia 6 de Setembro

1943 – Nasce em Guildford, Inglaterra, George Roger Waters, o músico, compositor e cantor Roger Waters do Pink Floyd. Especialmente após a saída de Syd Barret, Waters passou a ser o principal membro do grupo, tanto nas composições quanto no conceito do som da banda. Isso, até 1985 quando deixou o grupo e iniciou-se uma batalha judicial pelo direito do uso do nome Pink Floyd. Para Waters, sem ele e Barret, não havia sentido que os demais integrantes continuassem a utilizar seu nome, no entanto, perdeu o processo. Ainda na banda, lançou seu primeiro trabalho solo em 1984, The Pros and Cons of Hitch Hiking.

Ativista político realizou um dos shows mais emblemáticos da história na Alemanha, 1990, com o concerto The Wall, celebrando a queda do Muro de Berlim e a reunificação da  Alemanha Ocidental e a Oriental. Em carreira solo, Waters chegou até lançar uma ópera, em 2005, a Ça Ira.  Ainda neste mesmo ano, ele se juntou ao Pink Floyd para o show especial Live 8. Além de quatro álbuns de estúdio e mais dois ao vivo.

1968 – Eric Clapton foi até os estúdios Abbey Road, em Londres, e participou da gravação da canção “While My Guitar Gently Weeps”, cantada por George Harrisson, que a compôs. Segundo George, esta música só funcionaria com alguém de fora da banda, tamanha a distância que existia no grupo àquela altura. Então, aquele famoso riff que você escuta nesta canção coube a ninguém menos que Sir Eric Clapton... 

1986 – Lançado o single  “Wasted Years”, do Iron Maiden. Com composição do guitarrista Adrian Smith, a música trata de alguns problemas enfrentados durante a turnê anterior. O mais curioso é que no lado B do single há a canção “Reach Out” cantada por Adrian. 



Dia 5 de Setembro

1946 – Nascia em Zanzibar, Tanzânia, Farrokh Bulsara, ou simplesmente Freddie Mercury o compositor e vocalista do Queen. Considerado um dos vocais mais técnicos de toda história do rock, Freddie desenvolveu uma carreira significativa ao longo de 14 álbuns com sua banda e mais dois trabalhos solos. Desde o começo Freddie já mostrava seu talento, carisma e auto-confiança, logo que substituiu o vocalista da banda Smile, em 1970, da qual faziam parte Brian May e Roger Taylor. Daí para gravação do primeiro disco foram três anos de muito trabalho.

Figura de personalidade controversa, ao longo de toda sua carreira, Freddie sempre se colocou num patamar de destaque e por ser o principal compositor do grupo, chegou a se considerar maior que a banda entrando em rota de colisão com os demais integrantes, quando, inclusive, gravou um disco solo, sem maior repercussão.

O Queen voltou à ativa em 1985, gravando mais três álbuns com Freddie ainda vivo. Em 1988, ele gravou com a lírica Montserrat Caballé, o álbum Barcelona, que era um trabalho de ópera. O cantor nunca expôs sua doença publicamente, exceto às vésperas de sua morte. 

Freddie era portador do vírus HIV  e faleceu em 24 de novembro de 1991, aos 45 anos.   

      

1982 – Legião Urbana e Plebe Rude participaram do Festival Rock no Parque, na cidade mineira Patos de Minas, Minas Gerais. Na ocasião a Legião Urbana fazia seu primeiro show, enquanto que a Plebe Rude, considerada a maior banda da Capital Federal, se apresentava pela primeira vez fora de Brasília.

A Plebe Rude já tinha a sua formação clássica com Phillipe Seabra, guitarra e vocal, Jander Ameba, guitarra e vocal, André X, baixo, e Gutje, bateria. Já a Legião Urbana era um embrião criado por Renato Russo, baixo, e Marcelo Bonfá, bateria. Na ocasião, compunham o grupo Eduardo Paraná, guitarra, e Paulo Paulista, teclados. Esta formação durou pouquíssimo tempo.  

Ao fim dos shows todos foram convidados à delegacia prestar esclarecimentos sobre as canções “Música Urbana 2” e “Voto em Branco”, as letras traziam versos como “Os PMs armados e as Tropas de Choque vomitam música urbana” ou “Imaginem uma eleição em que ninguém fosse eleito. Já estou vendo a cara do futuro prefeito”, respectivamente. Naturalmente, foram considerados subversivos, já que ainda vivíamos na ditadura militar.

1988 – The Smiths lançavam o álbum ao vivo, Rank. Mais por questões contratuais do que por desejo de lançá-lo, afinal a banda já havia acabado no ano anterior. Aliás, o show registrado neste vinil é de 1986, no National Ballroom

O disco foge dos tradicionais discos ao vivo, pois deixa alguns dos grandes sucessos do grupo de fora, como “There Is a Light That Never Goes Out”, “This Charming Man” e “Heaven Knows I´m Miserable Now”, “How Soon Is Now”, além de “Hand in Glove”, primeiro single da banda. 



Dia 4 de Setembro

1951 – Nasce em Hereford, Inglaterra, Martin Dale Chambers, o baterista Martin Chambers do Pretenders. Chambers é um dos fundadores da banda, tendo deixado o grupo em 1986, alegando ainda não saber lidar com a morte de James Honeyman-Scott, por uso de cocaína, quatro anos antes.

De volta a banda em 1994, Chambers acabou não gravando o álbum Break Up the Concrete, embora tenha feito alguns shows posteriores.    

1970 – Nasce em Belo Horizonte Igor Graziano Cavalera, o baterista, especialmente do Sepultura, Igor Cavalera. Mesmo tendo fundado a banda ao lado do irmão Max, Igor deixou o grupo em 2006, passando a tocar com vários artistas como Rita Lee, Titãs e Lenine. 

Igor e Max formaram o Cavalera Conspiracy, em 2007, e até aqui gravaram quatro discos de estúdio, sendo o último em 2017, Psychosis.



Dia 3 de Setembro

1955 – Bill Halley & His Comets recusaram a realização de uma turnê pela Europa, por conta do medo de voar do próprio Bill Halley. Além do velho continente, caso fosse realizada, a turnê iria se estender até a Austrália.

1973 – Lançado o single “Angie”, dos Rolling Stones. Incluída no álbum Goats Head Soup, do mesmo ano, a canção foi basicamente composta por Keith Richards, mas como todas as composições é creditada a dupla Jagger/Richrads.

Entre tantas lendas do rock esta canção carrega a história de que Jagger a compusera em homenagem a Angela, esposa de David Bowie, que teria pego Bowie e Jagger juntos na cama. 

 

1990 – O Judas Priest lançava seu 12º álbum de estúdio, o Painkiller. Com o disco pronto desde março daquele ano, seu lançamento foi adiado e envolto em discussões por conta de processos referentes ao suicídio de dois rapazes, em Nevada, cinco anos antes. Ao final do julgamento, a banda foi inocentada. 

Este trabalho também marcou a estreia do baterista Scott Travis, em substituição a Dave Holland. Já ao final de sua turnê de divulgação, Rob Halford deixou o grupo, retornando em julho de 2013.  



Dia 2 de Setembro

1960 – Nasce em São Paulo Arnaldo Augusto Nora Antunes Filho, ou Arnaldo Antunes, escritor, músico, cantor e compositor de longa passagem pelos Titãs e extensa carreira solo. Arnaldo permaneceu por 10 anos nos Titãs, quando sentiu necessidade de dar vazão a seu lado mais poético lançando-se em careira solo muito bem sucedida. Ao lado de Marisa Monte e Carlinhos Brown, criaram Os Tribalhistas, com dois trabalhos gravados.

Arnaldo também atua como escritor, colunista, artista plástico... Enfim, um artista pra lá de versátil. Em sua carreira solo já lançou 11 discos de estúdio e mais quatro trabalhos ao vivo.

1970 – Por meio de um anúncio na Revista Melody Maker, a banda Genesis procurava por um baterista. Ao tomar conhecimento do anúncio Phil Collins se apresentou em busca de uma oportunidade.

1978 – Foi inaugurada a lendária e mítica loja Woodstock Discos.  Inicialmente situada na Rua José Bonifácio e com discos de rock and roll em geral da coleção dos próprios donos. Após uma viagem de seu fundador, Walcir Chalas, a Londres em 1982 no início da efervescência do Heavy Metal, época de lançamentos importantes do Iron Maiden, estreando Bruce Dickson, AC-DC, Scorpions... a loja decidiu dedicar-se especificamente ao gênero. 

Ela se mudou em janeiro de 1985 para a Rua Dr. Falcão, 155, devido a expansão do gênero no Brasil, especialmente com a vinda do Rock in Rio, no mesmo ano. Porém, não é exagero imaginar que parte dos artistas convidados ao Festival tenham vindo justamente por conta da forma como a loja tratou e divulgou o estilo. Tanto assim, que a loja virou selo. Nos anos 1990, a loja recebeu célebres artistas como os Motörhead, Ramones, Deep Purple, Rob Halford, Exciter, Venom. James Hetfield...

  

1993 – O Sepultura lançava seu quinto álbum, o Chaos A.D. Este trabalho foi importante no conceito musical do grupo, que a partir de então passou a explorar o chamado groove metal, incluindo batidas de música brasileira que se evidenciaram ainda mais no disco seguinte, o Roots

A revista Rolling Stones o considerou na 29ª posição como melhor álbum de heavy metal de todos os tempos.

2004 – Falecia na cidade de Los Angeles, EUA, o músico e produtor Tom Capone, vítima de um acidente de motocicleta, voltando da cerimônia de premiação do Grammy. Capone iniciou sua carreira ainda em Brasília, na geração anos 1980. Integrou as bandas Detrito Federal e Peter Perfeito. A partir de 1998, tornou-se diretor artístico da Warner e passou a trabalhar na produção de discos.

Em seu currículo constam trabalhos dos mais variados estilos, desde O Rappa a Milionário & José Rico, de Raimundos a Maria Rita, passando por outros nomes consagrados como Legião Urbana, Marisa Monte, Gilberto Gil, Herbert Vianna...

Tom tinha somente 38 anos.



Dia 1 de Setembro

1979 – Lançado o primeiro trabalho gravado pelo o U2, o EP Three. Composto por três canções, a produção coube a própria banda e Chas de Whalley. Quando de seu lançamento, somente na Irlanda, atingiu a 19ª posição na parada local.

Posteriormente, as canções "Out of Control" e "Stories for Boys" estavam presentes no álbum Boy, que marcou a estreia da banda. Já "Boy–Girl" esteve presente, numa versão ao vivo, no single “I Will Follow”. 


1987 – Lançado o single “Let´s Work”, do segundo álbum solo de Mick Jagger, Primitive Cool. Sem maior repercussão, alcançou uma modesta 31ª posição no Reino Unido. Este disco não fez sombra ao anterior, She´s The Boss.  


Spotify






Nenhum comentário:

Postar um comentário