terça-feira, 20 de agosto de 2019

O dia de hoje na história do Rock

Dia 24 de Julho

1977 – Led Zeppelin realizava seu último show nos Estados Unidos, um mês depois de uma jam, também em solo americano, ao lado de Keith Moon, The Who. Dois dias depois o filho de Robert Plant, Karac de 5 anos, falecia vítima de um vírus estomacal. Depois deste episódio as relações internas da banda nunca mais foram as mesmas. Menos de três anos após esta fatalidade, John Bonham também veio a falecer, pondo fim a banda.

1979 – Um certo pastor, chamado Richard Penniman, se aproveitou de um culto pra pregar sobre os perigos que cercam o rock and roll contra, sobretudo, a juventude. Pouco tempo depois este pastor desistiu dos cultos e retormou às suas origens, voltando a ser ninguém menos que Little Richards.
   
1982 – Lançamento da coletânea Grito Suburbano, que reunia bandas da cena Punk Paulistana. Este trabalho foi a primeira gravação do novo gênero que estava chegando ao Brasil. O álbum é composto por Olho Seco, Inocentes e o Cólera. São 12 faixas com seis de cada lado e cada banda tocando quatro músicas. Lançado de forma independente pela Punk Rock Discos, um verdadeiro marco na evolução do Punk no Brasil.
    
1987 – Lançado o filme La Bamba, de Luis Valdez. Baseado na história do menino Ritchie Valens, de apenas 17 anos. Valens era uma estrela em ascensão no cenário do Rock and Roll e havia acabado de gravar seu primeiro álbum, quando sofreu um acidente aéreo fatal, durante uma nevasca partindo de Iowa. Além de Ritchie Valens também faleceram Buddy Holly e The Big Bopper. Este acidente também ficou conhecido como O Dia em que o Rock and Roll Morreu.  


Dia 23 de Julho

1965 – Nasce em Londres, Inglaterra, Saul Hudson, mais conhecido como Slash, guitarrista do Guns N´Roses. Slash compõe o Guns desde sua primeira formação. Fã incondicional do Aerosmith, Slash não esconde a reverência a Joe Perry, em seu visual. Seu riff de “Sweet Child On Mine” é um dos mais conhecidos e tocado em todos os tempos.

1983 – A Legião Urbana e o Capital Inicial levaram o som de Brasília para o Rio de Janeiro. Ambas as bandas tocaram na tão sonhada tenda do Circo Voador, no Projeto Rock Voador, abrindo show para Lobão e Os Ronaldos.



1986 – Marina chegava ao Rio de Janeiro para quatro shows da turnê Todas Ao Vivo, no Canecão. Eram dois anos sem se apresentar na Cidade Maravilhosa. Acompanharam a cantora, os músicos Paulinho (guitarra), Renato (Baixo), Jorge Barreto (teclados), Sérgio de La Monica (bateria) e Luizão (sopros). 

1996 – Os Paralamas do Sucesso lançou o seu oitavo álbum de estúdio, 9 Luas. Depois de um disco mal sucedido do ponto de vista comercial, Severino, este trabalho trouxe sons mais com a cara e as características da banda. O trabalho apresentou três poderosos hits, “Lourinha Bombril”, “La Bella Luna” e “Busca Vida”. Aliás, para estes hits a banda investiu pesado na produção de vídeo-clips.


Dia 22 de Julho

1947 – Nasce no Texas, EUA, Donaldo Hugh Henley, o músico, compositor e co-vocalista Dom Henley do Eagles. Henley é o único integrante a participar de todas as formações do grupo, inclusive, foi o grande responsável pelo retorno em 1984, depois de um hiato de quatro anos. É ele também quem canta o grande sucesso da banda “Hotel California”. Em sua carreira solo gravou cinco discos, o último de 2015, Cass County.
     
1977 – Elvis Costelo fez sua estreia em disco com o lançamento de My Aim is True. Costelo concluiu as gravações do álbum em vinte e quatro horas, divididas em seis sessões.  Este disco foi muito bem recebido por público e crítica. Segundo a Revista Rolling Stones o álbum foi considerado um dos melhores lançamentos daquele ano. Vale lembrar que em 1977, Bob Marley lançou seu Exodus, David Bowie lançou Heroes & Low, Pink Floyd, Animals... Ou seja, não era tarefa fácil estar entre os melhores. 


Dia 21 de Julho

1948 – Nasce em Londres, Inglaterra, Steven Demetre Georgio, conhecido como o músico Cat Stevens. Importante nome da música folk/rock nos anos 1960 e 1970, abandou a carreira em 1978, tendo gravado mais de uma dezena de álbuns. Depois disso, aderiu ao Islã e passou a se chamar Yusuf Islan ou somente Yusuf. Continua cantando, mas desde então suas composições seguem uma temática voltada à religião. Seu último trabalho gravado foi em 2017, The Laughing Apple. Para ter maior liberdade de criação, Stevens montou sua própria gravadora, a Ya Records.

1961 – Nasce na Califórnia, EUA, James Blanco Martin, o guitarrista Jim Martin do Faith No More. Jim acompanhou a banda FNM entre os anos de 1983 e 1993, quando foi dispensado. Durante esta década em que trabalhou com a banda, gravou os quatro primeiros trabalhos, participando do estrondoso sucesso de The Real Thing, de 1989. Num curto espaço de tempo tocou o projeto The Behemoth, mas não foi além do disco de estreia.

1971 – Foi lançado o álbum Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta Sessão das 10. Este trabalho é a segunda gravação de Raul, juntamente com Sérgio Sampaio, Edy Star e Mirian Batucada. Dois meses depois de seu lançamento o álbum foi recolhido e hoje é uma das obras raras do Maluco Beleza.   

1987 – O Guns N´Roses lança o seu álbum de estreia, Appetite for Destruction. Definitivamente este álbum é um dos grandes clássicos do rock and roll. O disco não aconteceu de imediato, mas com a saída em turnê a canção “Sweet Child O´Mine” estourou. Além deste primeiro single, “Paradise City” e “Welcome to the Jungle” posteriormente invadiram as rádios e a programação da MTV.


1992 – Foi lançado o álbum Dirty, do Sonic Youth. Este foi o sétimo trabalho da banda de Thurston Moore (guitarra e vocal), Kim Gordon, (baixo, guitarra e vocal), Lee Ranaldo (guitarra) e Steve Shelley (bateria). O disco é o maior sucesso comercial do grupo, com quatro poderosos hits.




Dia 20 de Julho

1947 – Nasce em Jalisco, México, o guitarrista Carlos Santana. Além do som característico de sua guitarra, Santana sempre acrescentou muita percussão em suas músicas, fazendo a fusão entre rock e a música latina. Extremante importante no cenário mundial, Santana foi um dos artistas a participar de Woodstock, mesmo antes de gravar um disco, o que foi fundamental em sua carreira. São mais de 50 lançamentos e inúmeros singles de sucesso.

1956 – Nasce em Londres, Inglaterra, Paul Thomas Cook, o baterista Paul Cook dos Sex Pistols. Além de comandar as baquetas dos Pistols, Cook tocou no The Professionais, Chiefs of Relief, Man-Raze e Subway Sect. Cook também foi um dos produtores do álbum de estreia do grupo feminino Bananarama, que fez enorme sucesso.

1964 – Nascia em Detroit, EUA, Christopher John Boyle, mais conhecido como o músico e cantor Chris Cornell, do Soundgarden, Audioslave e Temple of The Dog. Considerado tecnicamente o melhor vocalista da cena Grunge, Cornell despontou primeiro no Soudgarden, em 1984, inicialmente como vocalista e baterista, mas já no no ano seguinte ocupou-se somente dos vocais. Pelo Soudgarden gravou sete álbuns, sendo um ao vivo. Em paralelo a sua principal banda, gravou com o Temple of the Dog, o disco auto-intitulado,  juntamente a integrantes do Pearl Jam, em 1991.

Já no Audioslave, Cornell juntou-se a Tom Morello e Cia., a Rage Against the Machine, quando “a química aconteceu de forma transcendente”, segundo Morello, que se entusiasmou com a capacidade vocal de Cornel. Juntos, gravaram apenas três álbuns, mas o suficiente para gravar o nome do grupo entre os mais importantes a partir dos anos 2000. Já em sua carreira solo lançou cinco trabalhos, sendo o último em 2015. Cornell sofria de depressão e em 17 de maio de 2017 cometeu suicídio, aos 52 anos.

1965 – Bob Dylan lançava o single do clássico “Like a Rolling Stone”, o primeiro do álbum Highway 61 Revisited. A canção foi gravada pouco mais de um mês antes, no primeiro dia de sessão para este novo trabalho, em 15 de junho.


Dia 19 de Julho


1947 – Nasce em Londres, Inglaterra, Brian Harold May, o guitarrista Brian May do Queen. Antes do Queen, Brian foi guitarrista do Smile, que se tornou o Queen, após a entrada de Freddie Mercury. Muitos dos grandes sucessos do Queen, foram compostos por May “We Will Rock You” e “Save Me”, por exemplo. May também atuou em trilhas de filmes, como Flash Gordon e Highlander. Em 2005 recebeu a Ordem do Império Britânico, da Rainha Elizabeth II, por sua contribuição à música. No Queen, May gravou 14 álbuns de estúdio, sendo o último já posterior a morte de Freddie Mercury.

1954 – Foi lançado o primeiro single de Elvis Presley com as canções “That´s All Right” e “Blue Moon of Kentucky”. Elvis tinha tão somente 19 anos e foi uma aposta de Sam Phillips, dono da gravadora Sun Records. Na opinião do jornalista e escritor Jon Savage, autor de Criação da Juventude, depois da aparição de Elvis, “a indústria percebeu que precisava produzir música para o público jovem”.

1963 – Nasce em São Paulo Jarbas Alves, o baixista Jabá da banda Ratos de Porão. Integrante da banda desde sua primeira formação, em 1981, permaneceu no grupo até 1993. Seu último trabalho junto a banda foi o álbum RDP Ao Vivo.

2010 – Morria no Texas, EUA, Andy Hummel, baixista nos dois primeiros trabalhos da banda Big Star. De certa forma o Big Star já desenvolvia um som considerado alternativo em sua época, precedendo The Beatles e Rolling Stones. Hummel foi vítima de câncer e tinha 59 anos.


Dia 18 de Julho

1929  – Nascia em Cleveland, EUA, Jalacy Hawkins, mais conhecido como Screamin 'Jay Hawkins, cantor e compositor norte-americano, autor do clássico “I Put a Spell on You”, regravada por mais de 20 artistas de estilos e épocas diferentes, desde Nina Simone a Creedence Clearwater Revival, de Carlos Santana a Annie Lennox... Muito antes das performances teatrais de Alice Cooper e Ozzy Osbourne, Hawkins costumava se apresentar em palcos com caixão, aranhas falsas, fogos de artifício, além de usar um cajado com uma caveira na ponta, como um líder Vodu africano. Hawkins morreu vítima de aneurisma após cirurgia de emergência em 12 de fevereiro de 2000, aos 70 anos de idade.
1988 – Falecia em Ibiza, Espanha, a modelo, compositora e cantora Nico, do Velvet Underground. Nico entrou para o Velvet quando Andy Warhol se tornou empresário da banda. Ela gravou vocais e backings no primeiro álbum do grupo, em 1967. Em carreira solo, foram seis trabalhos. Nico sofreu um ataque cardíaco enquanto andava de bicicleta e ao cair bateu com a cabeça, sofrendo forte hemorragia cerebral. Nico tinha somente 49 anos e estava passando férias com o filho, na ilha espanhola.    

1995 – Era lançado o álbum Adios Amigos!, o último trabalho dos Ramones. Depois de duas décadas de convívio chegava ao fim uma das bandas mais influentes da história do rock. Este foi o 14º trabalho do grupo e manteve as características criadas ao longo de toda a carreira.

1997 – Foi lançado o último trabalho de estúdio da Legião Urbana, Uma Outra Estação. Quando a banda começou a trabalhar em novo disco, em 1996, a ideia era lançar um álbum duplo e o material gravado permitiria isso. No entanto, a ideia foi mudada para um simples, A Tempestade ou Livro dos Dias, que foi lançado naquele mesmo ano poucos dias antes da morte de Renato Russo. Sem Renato, Dado e Bonfá anunciaram o fim da banda. Com este material já gravado, e produção a cargo de Dado Villa-Lobos e Tom Capone, eles decidiram  presentear seus fãs.

2013 – Falecia em São Paulo Cornélio de Aguiar Neto, o vocalista Cornelius da banda Made in Brazil em seus primeiros anos e na gravação de seu primeiro álbum. Apesar de curta passagem, Cornelius conquistou os fãs da banda por suas características vocais. Em 1975 deixou o grupo para seguir carreira solo. De tempos em tempos, Cornelius reunia-se com o Made in Brazil em ocasiões especiais. Cornelius morreu em decorrência de problemas respiratórios, aos 65 anos.


Dia 17 de Julho

1947 – Nasce em Niterói Ronaldo Nogueira, mais conhecido como Ronnie Von. Ronnie pegou carona no sucesso da Jovem Guarda. Profundo conhecedor de rock, Ronnie ficou conhecido como Príncipe, já que também apresentava programa na TV Record, assim como o Rei Roberto Carlos. Foi Ronnie, por exemplo, quem sugeriu o nome aos Mutantes. Em toda carreira gravou quase 20 álbuns de estúdio, além de inúmeros singles e participações em trabalhos de outros artistas. Há cerca de um mês, com o fim do programa Todo Seu, da TV Gazeta, do qual era o apresentador desde 2004, Ronnie está curtindo um merecido descanso.

1948 – Nascia em Washington DC, EUA, Ronald Franklin Asheton, o Ron Asheton guitarrista e co-fundador da banda Stooges. Ao lado de Iggy Pop, seu irmão Scott Asheton, e mais Dave Alexander, os Stooges foi uma das bandas seminais do movimento punk iniciado na América. Logo assinaram com a gravadora Elektra Records, gravando seu primeiro álbum em 1969. Décadas mais tarde tocou com bandas como Sonic Youth e Dinosaur Jr, claramente influenciados pelos Stooges. Ron foi encontrado morto em 6 de janeiro de 2009. Aparentemente, foi vítima de ataque cardíaco, e sua morte ocorreu cerca de uma semana antes de encontrarem seu corpo.  

1949 – Nasce em Aston, Inglaterra, Terence Michael Joseph Butler, o baixista Geezer Butler, do Black Sabbath. Principal letrista do Sabbath nos anos 1970. Antes da lendária banda, Butler já havia tocado com Ozzy Osbourne na Rare Breed. Após deixar o Sabbath no meio da década de 80, formou a banda Geezer Butkler Band, porém não gravou nenhum álbum. Retornou ao Sabbath, além de tocar em várias oportunidades com o amigo Ozzy, em sua carreira solo.  

1968 – Chega aos cinemas Britânicos Yellow Submarine, de George Dunning, a animação baseada em canções dos Beatles e que conta a história de um lugar a 80 mil léguas submarinas, Pepperland. A trilha, claro, é o álbum Yellow Submarine.

1989 – Na Rede de TV Bandeirantes, Marília Gabriela comandava o primeiro debate Presidencial as eleições de 1989, a primeira em quase três décadas. Dos candidatos convidados, apenas Ulysses Guimarães e Fernando Collor de Mello não compareceram. Aliás, Collor, “O Caçado de Marajás” não foi a nenhum debate durante o primeiro turno, já que despontava como líder de todas as pesquisas. Leonel Brizola classificou as ausências como “um desapreço para com o povo brasileiro”. 


Dia 16 de Julho

1952 – Nasce em Virginia, EUA, Stewart Armstrong Copeland, o baterista Stewart Copeland do grupo The Police. Co-fundador da banda, ao lado de Sting, Copeland era seu principal compositor, até que Sting se aprimorou nas composições. Tido como um dos maiores bateristas de todos os tempos, Copeland também produz trilhas para cinema, como por exemplo, Wall Street e Highlander II, além da série Spyros, de vídeogame.

1971 – Nasce na Pensilvânia, EUA, Edward Joel Kowalczyk, mais conhecido como Ed Kowalczyk, vocalista da banda Live. A frente do Live, Ed permaneceu até 2009, retornando posteriormente em 2016. Em todos estes anos foram oito álbuns de estúdio e alguns hits especialmente, no fim da década de 80 e início da 90. Em carreira solo lançou três trabalhos, além de ser um ativista político.

1986 – Na tradicional casa de espetáculos Canecão, no Rio de Janeiro, Lobão fez o show de estreia da Turnê O Rock Errou, o segundo álbum solo do cantor. Essa temporada se estendeu por duas semanas com shows de quarta-feira a domingo. Com um repertório em torno de 20 músicas Lobão foi acompanhado pela banda Mutuários.


Dia 15 de Julho

1956 – Nasce em Nova York, EUA, Joseph Satriani, ou simplesmente o guitarrista Joe Satriani. O músico começou mesmo ensinando outros guitarristas, dentre seus alunos haviam alguns famosos: Steve Vai, Kirk Hammett, Charlie Hunter... Satriani também trabalhou em vários álbuns de outros artistas como Alice Cooper, Ian Gillan, Crowded House... Em sua carreira solo são mais de 20 lançamentos entre estúdio e trabalhos ao vivo.

1956 – Nascia em Lancashire, Inglaterra, Ian Kevin Curtis, o Ian Curtis, vocalista do Joy Division. Depois de um show dos Sex Pistols em Manchester, Ian foi convidado a integrar a banda Warsaw, que tempos depois, trocou o baterista Terry Mason por Stephen Morris e mudou o nome para Joy Division. Curtis assumiu os vocais e a composição das letras que sempre refletiram seu lado introvertido e eterna aflição diante da depressão e da epilepsia que sempre sofreu. Sua angústia era tanta que em 18 de maio de 1980, há poucos dias do Joy Division excursionar pelos EUA, Curtis acabou com a própria vida, enforcando-se com um cinto na cozinha de sua casa. Ian Curtis tinha apenas 23 anos.

1966 – Nasce em Belo Horizonte Samuel Rosa de Alvarenga, cantor, compositor e guitarrista do Skank. Começou a carreira na banda Pouso Alto, ao lado do guitarrista Henrique Portugal. Logo após a primeira apresentação, que já contou com Lelo e Haroldo, baixo e bateria respectivamente, o grupo virou Skank. Em 1993 lançaram seu primeiro disco, totalmente independente. O sucesso os levaram a major Sony, por onde já gravaram outros nove álbuns.

1988 – No ginásio do Maracanãzinho a Legião Urbana terminava a turnê Que País é Este, no mesmo palco em que havia começado em janeiro daquele ano, depois de passar por ginásios e estádio, abarrotados, das principais capitais do país. Principal atração do Festival Alternativa Nativa, a Legião, sozinha, ocupou o palco por duas noites completamente lotadas. Algumas faixas levadas pelos fãs mostravam apoio a banda, após o fatídico show de Brasília. Dali a quatro dias, 19/7, a Legião fazia um show, no Projeto SP, em São Paulo, em comemoração ao terceiro aniversário da Revista Bizz, mas tocando covers de The Beatles, David Bowie, Jimi Hendrix, Rolling Stones, Elvis Presley e, claro, atendendo aos pedidos, rolou canções da própria banda. Depois disso eles entraram em estúdio, ficando confinados durante quatro estações...

Além da Legião Urbana, o Festival contou com Capital Inicial e Engenheiros do Hawaii, no sábado, e Os Paralamas do Sucesso, no domingo. 


Dia 14 de Julho

1912 – Nasce em Oklahoma, EUA, Woodrow Wilson Guthrie, ou o músico, compositor e cantor revolucionário do folk, Woody Guthrie. Entre suas façanhas, ser um dos maiores inspiradores de ninguém menos que Bob Dylan, é certamente a maior. Segundo o próprio Dylam, Guthrie mudou sua maneira de encarar a música. O músico ficou marcado por ser muito ligado aos menos favorecidos, até por sua própria história, sempre se identificou mais com o proletário, os Okies que migravam de região em busca de trabalho durante a recessão americana. Quando nos anos 1940 partiu para Nova York, foi prontamente acolhido pelo pessoal ligado à esquerda, sindicalista e contestadores. Sua obra contempla 16 álbuns, sendo que sete lançado com Guthrie ainda em vida.

Em 3 de outubro de 1967, aos 55 anos, Guthrie faleceu, vítima de complicações da Doença de Huntington (doença degenerativa hereditária que ataca células do cérebro).

1984 – Michael Jackson estava em plena turnê do álbum Thriller, passando por Dallas, nos Estados Unidos. Quem também estava por lá era Eddie Van Halen, o dono daquele solinho de “Beat It”. Então, naturalmente, surgiu a grande oportunidade de Eddie subir ao palco com Michael e executá-la ao vivo e eles não a desperdiçaram. Eddie gravou dois takes diferentes de solos, deixando a Michael Jackson a escolha do riff a ser utilizado.

1986 – Lançado o álbum Um Show - 10 Anos de Sucesso, de Belchior. O trabalho fazia um apanhado, até então, de toda a carreira do cearense Belchior, um dos grandes compositores surgidos no Brasil nos anos 1970. São apenas nove canções, mas com o selo de qualidade do grande Belchior.
    
Para ouvir no Spotify: https://open.spotify.com/playlist/5Fzv0SFRczHjr1bR6KQQFW?si=vpRJ9dLWR4WjcUtAp-OtMA



4 comentários: