sexta-feira, 17 de maio de 2019

O dia de hoje na história do Rock


Dia 17 de Maio

1958 – Nasce em Londres, Inglaterra, Paul Andrews, mais conhecido como Paul Di´Anno, o vocalista do Iron Maiden, quando da gravação do primeiro disco da banda, em substituição a Dennis Wilcock.

Após gravar o segundo álbum e mais um EP, Paul passou a ter sérios problemas devido aos excessos com álcool e drogas, chegando a cancelar alguns shows, que acabaram o afastando do Iron.   

Ao deixar a banda, o cantor montou as bandas Di´Anno, Battlezone, The Killers e Rockfellas. Di´Anno esteve no Brasil em 2015, acompanhado dos músicos brasileiros Vinnie Tex, guitarra, Thiago Velasquez, baixo, e Braulio Drumond, bateria. Estes mesmo músicos iniciariam um novo projeto com o cantor, no entanto, problemas de saúde o obrigaram a uma pausa forçada. 

1976 – É lançado um dos álbuns mais conceituais da história do Heavy Metal, o Rising, do Rainbow. Contando apenas com Dio, da formação do primeiro trabalho, Ritchie Blackmore convidou Cozy Powell, bateria, Jimmy Bain, baixo, e Tony Carey, teclados, para compor a banda ainda em meio a tour de lançamento do disco de estreia.

Embora duas de suas faixas sejam superiores a 8 minutos, sendo que “Stargaze” ainda conta com arranjos orquestrados pela Filarmônica de Monique, o álbum foi gravado em menos de um mês. O fato de a nova formação já vir tocando desde 1975 foi fundamental para o entrosamento apresentado neste trabalho.

São apenas seis canções, mas que exploram ao máximo a habilidade dos músicos, especialmente a combinação da guitarra de Blackmore, mais rápida que de costume, e os teclados de Carey, além do vocal primoroso de Ronnie James Dio.

1986 – Foi realizado em Dublin, Irlanda, o Festival Self Aid, com vistas a arrecadar fundos no combate ao desemprego que assolava o país, beirando os 250 mil desempregados. Inspirados no Live Aid, organizado por Bob Geodolf, ocorrido em Londres alguns meses antes, a ação contou com o próprio Geodolf e sua Boomtown Rats liderando o projeto.

Além da banda de Geodolf, subiram ao palco o U2, Van Morrison, Elvis Costelo, Thin Lizzy (com Gary Moore nos vocais) e muitos outros artistas, sendo acompanhado por cerca de 30 mil pessoas.  

1985 – Estreou na TV Globo o seriado brasileiro Armação Ilimitada. Criado por Patricia Travassos, Nelson Motta, Euclydes Marinho e Antônio Calmon, a trama girava em torno dos surfistas Juba (Kadu Moliterno) e Lula (André de Biase), que viviam uma espécie de triangulo amoroso com e Zelda Scott (Andréa Beltrão), além do órfão Bacana (Jonas Torres).

Um de seus últimos episódios foi "Hoje é Dia de Rock", que contou com a participação  d'Os Paralamas do Sucesso e Ultraje à Rigor. Na trama, Herbert tem sua guitarra sequestrada e os roqueiros vão em busca de recuperá-la. 

Voltado para o público adolescente, o seriado permaneceu no ar até 8 de dezembro  1988.


Para ouvir no Spotify:
https://open.spotify.com/user/22hkib5bes45l4jgjkjiwnxqa/playlist/5QJJ9ZfBSseja3hvpodbum?si=MrVR2pzVQl60VNs-0c1zYQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário