sexta-feira, 10 de maio de 2019

O dia de hoje na história do Rock


Dia 8 de Maio

1911 – Nascia em Hazlehurst, Mississipi, EUA, Robert Leroy Johnson, o lendário bluesman Robert Johnson. Um dos artistas mais influenciadores da história do blues e do rock and roll.  Johnson também é um dos personagens mais envoltos em mistério de todos os tempos. 

Pouco se sabe sobre sua vida, sua morte e de como desenvolveu tão rápido sua incrível habilidade ao violão. Há pouquíssimas fotos suas, oficialmente são apenas duas, talvez uma terceira, além de uma suposta aparição de oito segundos num vídeo em 8mm feita por alemães em Ruleville, Mississipi.

Sobre a habilidade desenvolvida no instrumento é que circunda a maior lenda envolvendo Johnson. Segundo relatos, Johnson ficava na cola de Son House e Willie Brown que não o deixavam tocar porque ele só fazia barulho. Por um ano Johnson sumiu e quando reapareceu, já com uma guitarra, colocou todo mundo pra dançar. Reza a lenda que, numa encruzilhada, ele encontrou o diabo e entregou sua guitarra. O diabo, então, teria afinado o instrumento e devolvido a Johnson que, se o aceitasse, passaria a lhe dever a alma.

Outra versão dá conta de que Johnson encontrou um homem chamado Ike Zinnerman, e que foi ele quem o ensinou a tocar daquela maneira. Como também não há registros da existência de Zinnerman, muitos preferem manter a lenda de que Johnson vendeu a alma ao diabo.

Sua morte também é cercada de mistério, uma vez que não houve autópsia. Mas aparentemente ele fora envenenado, com uma garrafa de whisky, muito provavelmente por um marido traído. Johnson sentia muitas dores e levou de dois a três dias até falecer.   

Johnson gravou somente 29 canções em duas sessões entre 1936 e 1937. No entanto, foi o suficiente para se construir o mito. Ele faleceu em 11 de agosto de 1938, tornando-se o primeiro integrante do enigmático Clube dos 27. 

O Netflix produziu o documentário O Diabo na Encruzilhada, sobre a vida de Robert Johnson. Vale a pena conferir. Já em 1986, o Walter Hill dirigiu Encruzilhada, estrelado por Ralph Macchio e Joe Seneca (que interpreta Willie Brown), a partir da história da canção perdida de Johnson.   




Dia 9 de Maio

1998 – Jimmy Page se apresenta no programa Saturday Night Live ao lado do rapper Puffy Dad, para interpretarem a música “Como With Me”, do filme Godzilla. A música do rapper é um sampler de “Kashimir”, do Led Zeppelin.  

1994 – Nelson Mandela é o primeiro presidente eleito de forma democrática, por meio de votos, da África do Sul. Mandela sempre lutou pelo fim do aparthaid. Tanta luta lhe custou quase 30 anos de prisão. Ao deixar a prisão, em 1990, Mandela queria apenas a paz de seu povo, nada de vingança. Nada de luta armada

Nelson Mandela foi Premio Nobel da Paz, em 1993, além de receber cerca de 250 prêmios e condecorações, mundo afora, por seu engajamento. Mandela morreu em 5 de dezembro de 2013, aos 95 anos.


Para ouvir no Spotify:
https://open.spotify.com/user/22hkib5bes45l4jgjkjiwnxqa/playlist/6SET4CMdy6nb5Lt4rpKrUi?si=wffFRVn7TlCy2W-2FWY5Iw

Nenhum comentário:

Postar um comentário