sexta-feira, 15 de julho de 2011

A Belle Époque do Rock Nacional 2

Seguindo a retomada dos anos 80 por parte do SESC, o Ultraje a Rigor foi a banda convidada a abrir o mês de julho dedicado ao Rock Nacional. Com duas apresentações agendadas pra os dias 1 e 2, o grupo paulistano tocou todo  o repertório de seus dois primeiros discos, cabendo a estreia o deleite da execução de Nós Vamos Invadir Sua Praia, um clássico de 1985.

É bem verdade que somente Roger, vocalista, guitarrista, letrista e frontman, se mantém da formação original da banda, mas nada impede que os novos integrantes do grupo o façam com competência. Na condução do contra-baixo, nada menos que Mingau, que já tocou com meio mundo do underground paulistano, Marcos Kleine, na guitarra,  Bacalhau, na bateria, e mais Ricardinho, backing vocal.

Sem maiores rodeios a banda subiu ao palco invadindo a praia e ganhando a plateia com a faixa-título. Praticamente sem pausa entre as músicas, fora um ou outro probleminha técnico, o Ultraje desfilou os hits do álbum de estreia, que mais parece um hit-single, acompanhado em uníssono pelo público.

Ouvir Nós Vamos Invadir Sua Praia é mais que um processo de nostalgia. É voltar num tempo em que as coisas aconteciam numa efervescência alucinante. Havia muita gente nova fazendo música e um público ávido por novidades, cansado da pasmaceira dos padrões das FMs. Era a consolidação de um gênero musical, o tal do Rock Brasil. Tudo bem, você vai dizer que desde os irmãos Tony e Celly Campello, década de 50, se faz rock no Brasil, ok? Mas, digamos que, como movimento cultural, algo que a própria indústria fonográfica apostasse, só aconteceu mesmo depois de Você Não Soube Me Amar, da Blitz, em 1982. E foi, indiscutivelmente, esta geração quem o catapultou a números significativos. Foi quem permitiu investir em tecnologia para estúdios de gravação, foi quem obrigou as rádios a abrirem espaço na programação independente de refrões, palavrões e até de tempo de duração das músicas. Foi esta geração quem colocou o Brasil no circuito mundial de shows, vide o primeiro Rock in Rio. 

À época do lançamento deste primeiro álbum do Ultraje vivia-se o processo de redemocratização e, não por acaso, Inútil virou o hino do movimento Diretas Já! Não é exagero dizer que ele era uma resposta paulista – sem qualquer preconceito, ok? –, ao rock carioca que tomava conta das rádios. Blitz, Kid Abelha, Paralamas do Sucesso, Léo Jaime, Lulu Santos, e outros, todos da Cidade Maravilhosa, embalados pela new wave. Já Nós Vamos Invadir Sua Praia tem uma pegada pós-punk. Embora recheadas de humor, as letras de Roger tinham acidez e críticas num tom típico de quem não vê o mar ao acordar, o autêntico paulistano. Provavelmente vem daí a ideia de invadir a praia.

Feitas estas considerações, retornemos ao show. Nos mesmos moldes do Projeto Álbum, do qual já participaram Os Paralamas do Sucesso, a ordem das músicas seguiu a mesma do Lp, com direito a “agora vira o disco”, proferido por Roger. Basicamente apenas Você Sabia não era exatamente de domínio público, como frisou o vocalista. As outras canções reverberavam no ambiente aconchegante da Chopperia do SESC. Destaques para Nós Vamos Invadir Sua Praia, Rebelde Sem Causa, Zoraide, Ciúme, Inútil e Independente Futebol Clube. De repente me vi num comício de 1º de maio, em 1986 acho, em Osasco, quando o mesmo Roger sacudiu o público com todas estas preciosidades, em frente a estação de trem. Ou até mesmo na sala da casa da Marisa ouvindo-o na “vitrolinha”, quando estava engatinhando neste mundo rock and roll, mas ainda sem tanta convicção.

Depois de encerrado o álbum, com a temperatura ainda nas alturas, tocaram Nada a Declarar, Long Tall Sally (Beatles, com Ricardinho nos vocais), Chiclete, Blitzkrieg Bop (Ramones, com direito a esquecer a letra) e Paranoid (Black Sabbath).

Arrebatador!
http://www.youtube.com/watch?v=3WuR_iWrZXA&feature=related


2 comentários:

  1. Amigão, o batera é Bacalhau, e não Camarão! Ahahuahahuahahua!!!!

    O repertório do segundo dia foi todo diferente, com direito a Ramones no final. Mas acho que o primeiro dia foi bem melhor.

    E hoje, bora ver o Marcelo Nova?!!??

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. KKKKK. Onde eu estava com a cabeça? Bem, no mar, né? Devidamente corrigido, valeu!!! Aí fui olhar na legenda da foto do Face e lá está certo. Este primeiro show foi foda mesmo. Logo mais Inocentes...

    ResponderExcluir