quinta-feira, 8 de agosto de 2019

O dia de hoje na história do Rock


Dia 5 de Julho

1950 – Nasce em Nova York, EUA, Hugh Anthony Gregg III, mais conhecido como o cantor, compositor e ator Huey Lewis. Em 1971, Huey tocou na banda Clover, com quem gravou dois discos, sem maior repercussão. Chegou a se apresentar com o Thin Lizzy gravando o álbum Live and Dangerous, tocando gaita. Mas o seu maior sucesso, indiscutivelmente é “The Power of Love”, tocando junto a banda News, trilha do filme De Volta Para o Futuro I. Huey tem inúmeras atuações no cinema, mas sempre com pequenos papéis.


1988 – Slayer lançava o seu quarto álbum, South of Heaven. Foi o segundo disco do grupo a entrar na parada Billboard 200 e o último pela gravadora Def Jam Recordings. Neste trabalho, uma pequena mudança no som do grupo, com menos distorções de guitarras.

1982 – No Estádio Sarriá, em Barcelona na Espanha, o futebol encantador do Brasil é eliminado da Copa do Mundo de 1982 pela força do futebol italiano, aliado a precisão e o oportunismo de um iluminado Paulo Rossi, autor dos três gols da Azurra. Com a derrota da seleção canarinho, por 3 a 2, abriu-se uma discussão que perdura até hoje: o que é melhor, o futebol arte ou o futebol de resultado?




Dia 4 de Julho
1987 – Os Paralamas do Sucesso se apresentavam no Festival de Montreux, junto a outros artistas brasileiros, como João Bosco, Ivan Lins, Beth Carvalho e Cesar Camargo Mariano. Com uma plateia composta basicamente por brasileiros, aproveitaram para gravar este show, lançando posteriormente o quarto disco da banda, D, fechando o primeiro ciclo do grupo. Além da inédita “Será que vai chover?”, regravaram “Charles Anjo 45”, de Jorge Ben Jor. A partir deste álbum, o tecladista João Fera foi incorporado a banda, como o quarto “Paralâmico”. O saxofonista George Israel, do Kid Abelha, também participou do show na canção “Ska”. 

1959 – Maria Esther Bueno conquistava pela primeira vez o torneio de Wimbledon, em Londres, Inglaterra. Maria Esther pegou gosto pela competição e acabou vencendo em outras duas oportunidades, tornou-se bicampeã em 1960, voltando a vencer o torneio em 1964. O fenômeno Maria Esther Bueno conquistou 62 títulos profissionais, sendo sete Grand Slams em simples e mais 12 em duplas femininas ou mistas. Vítima de câncer, Maria Esther Bueno faleceu aos 78 anos, em 8 de junho de 2018.   




Dia 3 de Julho

1969 – O guitarrista Brian Jones foi encontrado morto, na piscina de sua casa, por sua namorada Anna Wohlin. Recém saído dos Rolling Stones pelo excesso de drogas e álcool, Jones tinha apenas 27 anos e até hoje a real causa mortis não foi esclarecida. Brian é o fundador dos Stones, já que foi ele quem convidou a dupla Jagger/Richards a formar uma banda. Ele gravou os 12 primeiros álbuns dos Rolling Stones.   

1971 – Foi encontrado morto na banheira de seu apartamento, em Paris, o cantor e compositor, líder do The Doors, Jim Morrison. Assim como Brian Jones, Jim também tem sua morte envolta em mistérios. Há especulações sobre overdose de heroína, mas oficialmente ele foi vítima de ataque cardíaco. Jim tornava-se mais um membro do Clube dos 27.  Morrison ficou marcado por sua personalidade forte e provocadora. Poeta, antes mesmo de se envolver com a música, foi o principal letrista de sua banda. Junto ao The Doors, gravou seis álbuns de estúdio, o último no ano de sua morte, L. A. Woman.

1986 – The Cure lançava a excelente compilação Standing on a Beach. Após o estouro do álbum anterior, The Head On The Door, o primeiro lançado por aqui, em que a banda ultrapassou a barreira do Rock Alternativo, se fez necessária uma revisitada à sua carreira. No Brasil Standing on a Beach pegou carona em The Head... com suas mais de 50 mil cópias vendidas no país.





Dia 2 de Julho

1957 – O cantor Paul Anka lançou, aos 15 anos, o seu maior sucesso “Diana”. A canção chegou ao primeiro lugar das paradas tanto nos Estados Unidos quanto na Inglaterra. Sua letra relatava sua história de amor por uma mulher cinco anos mais velha e que por conta desta diferença de idade a tornava inatingível. A missa de domingo, era um dos poucos momentos que ele a encontrava podendo admirá-la. 

1964 – A banda The Kinks realizava no IBC Studios, em Londres, a gravação de “You Really Got Me”. A canção já havia sido gravada anteriormente em outro estúdio, mas Ray Davies não ficou satisfeito com o resultado e a muito custo conseguiu realizar esta segunda gravação, desta vez com a produção de Shel Talmy. O single foi lançado em agosto do mesmo ano.

1985 – A banda Ultraje à Rigor lançou seu primeiro, e mais bem sucedido, álbum, Nós Vamos Invadir Sua Praia. O disco chegou precedido dos sucessos radiofônicos “Mim Quer Tocar”, “Eu Me Amo”, “Rebelde Sem Causa” e, especialmente “Inútil”, hino da campanha Diretas Já, que pleiteava o fim definitivo da Ditadura. Caracterizado pelo bom humor a faixa-título também servia como uma clara provocação ao chamado Rock de Bermuda, oriundo do Rio de Janeiro e dominante no cenário nacional. Por exemplo, todos os artistas do rock que estiveram no Rock in Rio eram cariocas. O trabalho foi extremamente bem recebido por público e crítica e, naquele momento, o Ultraje se colocou com uma das grandes bandas do chamado BROCK.

1997 – De maneira póstuma, a Legião Urbana lançava o primeiro single, “Flores do Mal”, do disco Uma Outra Estação. O trabalho é o resultado das gravações realizadas no ano anterior, quando do lançamento de A Tempestade ou O Livro dos Dias, com as canções que ficaram de fora do álbum, que inicialmente seria duplo.

2009 – O Blur se apresentava no Hyde Park, em Londres, marcando seu retorno aos palcos depois da turnê de promoção do álbum Think Tank, em 2003/04.



Dia 1 de Julho

1915 – Nascia no Mississipi, EUA, William James Dixion, o músico, compositor e cantor, Willie Dixon. Guitarrista e baixita, Dixon é um dos maiores influenciadores de grandes lendas do Rock and Roll, como Jimmy Page, Keith Richards, Jimi Hendrix, Jeff Beck, Robby Krieger... Não por acaso, Dixon se faz presente nos álbuns de estreia destes artistas. Dixon também se caracterizou por ser um dos mais importantes na transição blues e rock and roll. Durante sua carreira gravou 14 discos, entre estúdio e trabalhos ao vivo. De forma póstuma foram lançados outros sete. Em 29 de janeiro de 1992, na Califórnia, Dixon falecia vítima de ataque cardíaco, aos 76 anos de idade.

1945 – Nasce em Miami, EUA, Angela Trimble, mas que aos três meses de idade foi adotada por uma família de Nova Jersey e rebatizada com o nome de Deborah Ann Harry mais conhecida como Debby Harry, líder e vocalista do Blondie, grupo surgido na cena nova-iorquina de meados dos anos 1970. Antes mesmo de se juntar a banda, já havia trabalhado na BBC Radio e como Coelhinha da Playboy. Entre 1976 e 1982, o Blondie viveu seu auge, especialmente com os primeiros álbuns, gravando um disco por ano e se tornando referência pós-punk e new wave. Além da paixão pela música, Debby também enveredou pela carreira de atriz com dezenas de trabalhos tanto no cinema quanto na televisão.

1951 – Nasce em Nova Jersey, EUA, Frederick William Schneider III, o Fred Schneider do B52´s. Ao lado de Keith Strickland, Ricky Wilson e as meninas Kate Pierson e Cindy Wilson, funda o B52´s, outra das bandas precursoras da New Wave do fim dos anos 1970. Em 1979 conseguem contrato com major Warner e lançam o álbum The B52´s, de boa repercussão de público e crítica. A partir daí lançaram mais seis discos, sendo o último em 2008, Funplex.     


1969 – Sam Phillips vende sua gravadora, a lendária Sun Records. A pequena gravadora, localizada em Memphis, inicialmente explorava o Country e o Rhythm & Blues. No entanto, no meio do caminho ela descobriu o Rock and Roll. Entre tantas proezas, Sam lançou Johnny Cash, Roy Orbison, Jerry Lee Lewis, Carl Perkins e, claro, Elvis Aaron Presley. 

Para ouvir no Spotify:
https://open.spotify.com/playlist/5gbcOeSn3bMoNr89PsxPhk?si=iDoDjEhWSIKfNgtOhchILg

Nenhum comentário:

Postar um comentário