terça-feira, 13 de agosto de 2019

O dia de hoje na história do Rock

Seguindo com a atualização



Dia 13 de Julho

1942 – Nasce em Chicago, EUA, James Roger McGuinn III, o guitarrista Roger McGuinn da banda The Byrds. McGuinn gravou os 12 álbuns dos The Byrds e após o fim do grupo tocou com Bob Dylan e Bo Didlley. McGuinn também gravou nove álbuns solos.  

1985 – Organizado pelo músico Bob Geldof, aconteceu o Festival Live Aid, com shows simultâneos em Londres, na Inglaterra, e Filadélfia, nos Estados Unidos, com o objetivo de angariar fundos para combater a fome na Etiópia. 

Foi um mega-evento com artistas consagrados como U2, Dire Straits, The Who, Led Zeppelin, Queen, Paul McCartney, Mick Jagger, David Bowie, Sting, Scorpions, Phil Collins, Status Quo, BB King, Joan Baez, Madonna, Eric Clapton e Black Sabbath.  A partir desta data, aqui no Brasil, passou-se a celebrar o Dia Mundial do Rock.


Dia 12 de Julho


1962 – The Rolling Stones estreia ao vivo no lendário Marquee Club. Na oportunidade, nem Bill Wyman, baixo, e nem Charlie Watts, bateria, faziam parte do grupo e tão somente Brian Jones tinha alguma experiência. A dupla Jagger/Richards ainda não passavam de garotos. Assim, recrutaram  Dick Taylor para conduzir o baixo, enquanto Ian Stewart assumiu o teclado. Já para bateria, reza a lenda que seria executada por qualquer um que se dispusesse a tocá-la. A tarefa ficou a cargo de Mick Avory (The Kinks).

Possível Set List da apresentação:

Kansas City (Jerry Leiber/Mike Stoller)
Baby What’s Wrong (Willie Dixon)
Confessin’ The Blues (Walter Brown/Jay McShann)
Bright Lights, Big City (Jimmy Reed/Mary Lee Reed)
Dust My Blues (Elmore James)
Down The Road Apiece (Tony Raye)
I’m A Love You (Jimmy Reed)
Bad Boy (Eddy Taylor)
I Ain’t Got You (Calvin Carter)
Hush-Hush (Jimmy Reed)
Ride’ Em On Down (Eddy Taylor)
Back In The USA (Chuck Berry)
Kind Of Lonesome (Jimmy Reed)
Blues Before Sunrise (Elmore James)
Big Boss Man (Luther Dixon/Al Smith)
Don’t Stay Out All Night (Billy Boy Arnold)
Tell Me That You Love Me (Jimmy Reed)
Happy Home (Elmore James)

1970 – Nasceu no Recife Alexandre Alves Salgues M. Costa, o baixista Dengue do Nação zumbi. Dengue esteve junto a Chico Sciense e Lúcio Maia desde 1987. O primeiro projeto, a banda Orla Orbe não foi muito adiante. Tempos depois iniciaram o Bloco Lamento Negro que acabou desembocando na Nação Zumbi, expoente do Manguebeat. Além de outras bandas locais, também  excursionou com Marisa Monte na turnê Verdade, Uma Ilusão.  

1987 – A banda carioca Picassos Falsos lançavam seu auto-intitulado disco de estreia. Formado no início dos anos 1980, sua chance de gravar um primeiro trabalho só surgiu na segunda metade da década e eles não decepcionaram. Com uma demo já tocando na Fluminense FM, o Picassos Falsos gravou sob a batuta de José Emilio Rondeau, o mesmo produtor do primeiro LP da Legião Urbana. O disco traz todas as influências da banda que já misturava rock, funk, samba... 


Dia 11 de Julho

1959 – Nasce em Santa Mônica, EUA, Suzanne Nadine Vega, a cantora e compositora Suzanne Vega. Desde cedo se envolveu com as artes, chegando a escrever poemas a partir dos 9 anos, enquanto sua primeira composição surgiu aos 14. Até hoje, seus maiores sucessos são “Luka” e “Tom´s Dinner”, ambas do seu segundo álbum, Solitude Standing, de 1987. Ao longo de toda carreira lançou 14 trabalhos, entre discos inéditos e compilações. Seu último trabalho  saiu em 2016, Lover, Beloved: Songs From an Everything With Carson McCullers, baseado numa peça teatral que retrata a vida do escritor Carson McCullers.

1959 – Nasce em Northamptonshire, Inglaterra, Peter John Joseph  Murphy, o vocalista Peter Murphy do Bauhaus e de carreira solo. A frente da banda Bauhaus, um dos maiores expoentes do som gótico inglês, Murphy alcançou grande representatividade, lançando cinco álbuns, quatro só nos anos 1980.  Em sua carreira solo são mais de 15 lançamentos entre estúdio, ao vivo e compilações.   

1959 – Nasce em Perth Amboy, EUA, Richard Stephen Sambora, o Richie Sambora, guitarrista do Bon Jovi. Durante a faculdade de psicologia passou mais tempo tocando em bandas do que propriamente estudando. Chegou, inclusive, a participar de uma audição para tocar no Kiss. Entrou no Bon Jovi em 1984, tendo gravado desde o primeiro álbum, neste mesmo ano, até What About Now, de 2013. Em carreira solo lançou três álbuns, sendo Aftermath Of The Lowdown, de 2012.

2016 – Depois de 34 anos de convívio, os Titãs anunciavam que Paulo Miklos não fazia mais parte do grupo. Segundo nota oficial, por questões pessoais, pois Miklos estaria mais envolvido com seus projetos solos (música e a carreira de ator). Miklos é responsável por sucessos significativos para o grande público, sendo, por exemplo, o vocalista de “Sonífera Ilha”, primeiro sucesso do grupo, “Bichos Escrotos” e “Pra Dizer Adeus”, primeiro single do fenômeno de vendas Acústico MTV.  Já para os fãs da banda, Miklos se destaca com “Autonomia”, “Estado Violência”, “Diversão”, “Miséria”, “Disneylândia”, “A Verdadeira Mary Poppins”... 


Dia 10 de Julho

1946 – Nascia em Portsmouth, EUA, Ronald James Padavona, ou o cantor Ronnie James Dio de importantes bandas como Elf, Rainbow, Black Sabbath, Dio e Heaven & Hell. Antes mesmo das bandas de Heavy Metal, Dio tocou numa banda de Rockabilly. A partir da banda Elfo, pela qual gravou três discos, a maior parte de seus integrantes acompanharam Ritchie Blackmore, no Rainbow, desde então Dio se consagrou como uma das maiores vozes do Heavy Metal. Tanto assim, que substituiu ninguém menos que Ozzy Osbourne no Black Sabbath. Como vocalista das bandas Dio e Heaven & Hell, gravou grandes e conceituais álbuns dentre os melhores do estilo. Dias antes de falecer, Dio havia gravado a canção “Metal Will Never Die”. Ele faleceu em 26 de maio de 2010, vítima de câncer no estômago, aos 67 anos.  

1964 – The Beatles lançavam o seu terceiro álbum, A Hard Day´s Night, também trilha do filme homônimo, de Richard Lester. Este foi o primeiro disco a contar com todas as composições da dupla Lennon & McCartney, além da explosão de grandes hits como “A Hard Day´s Night”, “I Should Haven Know Better”, “If I Fell” e “Can´t Buy Me Love”.

1993 – Os Titãs lançavam seu sétimo álbum de estúdio, Titanomaquia. O trabalho marcou a saída de Arnaldo Antunes e a estreia de Jack Endino, como produtor e eventual guitarrista. O disco manteve a pegada de seu antecessor, Tudo Ao Mesmo Tempo Agora, de 1991. 

2016 – O guitarrista Joe Perry, Aerosmith, sofreu um mal-estar enquanto participava de uma apresentação da banda Hollywood Vampires, em Nova York. Ainda na primeira música, Perry abandonou o palco enquanto a banda continuou tocando. Minutos depois, quando a banda entendeu o que estava acontecendo, explicou o ocorrido e encerrou o show. Perry teve um princípio de enfarto. Dois anos mais tarde, em novembro de 2018, Perry também passou mal, ainda no camarim, quando se apresentaria ao lado de Billy Joel. 


Dia 9 de Julho

1946 – Nascia em Kirriemuir, Escócia, Ronald Belford Scott, o vocalista Bon Scott do AC-DC. Antes de se juntar aos australianos, Scott integrou as bandas The Spektors, The Valentines e Fraternity. Como frontman do AC-DC, Scott gravou os seis primeiros álbuns do grupo, sendo High Voltage, o trabalho de estreia, em 1975. Aliás, este álbum tem duas versões, a primeira lançada somente na Austrália, enquanto que no ano seguinte houve seu lançamento mundial. O último trabalho realizado por Scott foi o disco Highway To Hell. Ao final desta turnê, em viagem a Londres, Scott teve uma noite de bebedeira com o amigo Alistair Kinnear. Dentro do carro, seu amigo tentou reanima-lo, sem sucesso, por duas vezes. Então o colocou no banco de trás esperando pela manhã. Quando Kinnear foi vê-lo, Scott já estava morto. Oficialmente, Scott foi vítima de overdose, aos 33 anos de idade.  

1960 – Nasce em São Paulo, Charles de Souza Gavin, o baterista, pesquisador de música brasileira e apresentador de TV, Charles Gavin. De rápidas passagens por RPM e Ira!, Charles se firmou junto aos Titãs, ainda antes da gravação do segundo disco, Televisão. A partir do álbum Cabeça Dinossauro, passou a ser reconhecido como um dos grandes bateristas do Rock Brasil. Com os Titãs gravou 17 discos, deixando o grupo em 2010. Em 2014, participou do projeto Banda Panamericana, ao lado de Dado Villa-Lobos, guitarra, Dé Palmeira, baixo e vocal, e Toni Platão, vocal, chegando a gravar um EP com seis canções. Atualmente, é apresentador do programa O Som do Vinil, no Canal Brasil, em que explora as histórias de álbuns relevantes à música popular do Brasil. 

1964 – Nasce em São Francisco, EUA, Courtney Michelle Harrison, a cantora e líder da banda Hole Courtney Love. Poucos sabem, mas Courtney foi vocalista do Faith No More, porém o grupo queria mesmo era um vocalista, então a dispensaram. Além do FNM ela participou do Suggar Babylon e Pagan Babies. Pouco depois resolveu se dedicar a carreira de atriz, estudando cinema com George Kuchar. Em 1989 formou o Hole, banda com forte influência de punk rock, e pela qual efetivamente se tornou uma estrela do rock. Além da música e cinema, Courtney também é lembrada pelo seu conturbado casamento com Kurt Cobain, líder do Nirvana. Este relacionamento, sempre foi comparado ao casal auto-destrutivo Syd & Nancy. 
    

1975 – Nasce em Detroit, EUA, John Anthony Gillis, o Jack White do White Stripes. Jack e a esposa Meg White, formaram o White Stripes em 1996, gravando o primeiro álbum em 1999. Com sete discos gravados, White é umas das grandes bandas do rock alternativo a partir dos anos 2000. Sua canção “Seven National Army”, virou tema de abertura dos jogos da Copa do Mundo, na Rússia em 2018, em substituição ao hino anterior, composto em 1994. 


Dia 8 de Julho

1947 – Nasce em Ituaçu, Bahia, Antônio Carlos Moraes Pires, ou Moraes Moreira, cantor de longínqua carreira solo e um dos integrantes dos revolucionários Novos Baianos. Começou cedo, tocando sanfona em Festas Juninas. Ao conhecer Tom Zé, permitiu-se o contato com Rock and Roll, conhecendo em seguida seus futuros companheiros de Os Novos Baianos, com quem tocou entre 1969 e 1975. Ainda em 1975 lançou seu primeiro trabalho solo, Moraes Moreira. Até aqui lançou quase 30 discos de estúdio e inúmeros hits colecionados.

1970 – Nasce em Los Angeles, EUA, Beck David Campbell, o músico, compositor e cantor Beck. Aos 16 anos Beck foi pra Nova York, em busca de novas influências e já considerava a música como meio de vida. Com forte influência de Folk, Punk, Blues e Hip-Hop, Beck lançou seu primeiro single em 1993, “MTV Makes Me Want to Smoke”. Com boa receptividade veio a oportunidade de gravar o primeiro álbum no mesmo ano. Desde então, são mais 12 trabalhos, com a canção “Loser”, do terceiro álbum de 1994, sendo seu maior hit.  


Dia 7 de Julho

1940 – Nascia em Liverpool, Inglaterra, Richard Starked, simplesmente o baterista Ringo Starr dos Beatles. Tido como o patinho feio e o músico menos talentoso dos Rapazes de Liverpool, Ringo estava no lugar certo e na hora certa. A primeira vez que tocou com sua futura banda foi em outubro de 1960, quando ainda estava no grupo Hurricane e de passagem por Hamburgo, Alemanha. Tony Sheridan, que era guitarrista de apoio dos Beatles, foi quem o convenceu a deixar os antigos companheiros e se dedicar aos Beatles. Ringo ficou na banda até o seu final, em 1970, participando da gravação de todos os álbuns.

Fora dos Beatles, alcançou sucesso com alguns singles nos anos 1970. Também atuou como músico de estúdio para Bob Dylan e Tom Petty, entre outros. Nos anos de 1980 e 1990 lançou poucos trabalhos, voltando aos estúdios de forma mais assídua a partir dos anos 2000. Ao todo, lançou 19 álbuns de estúdio.  

1946 – Nasce na Califórnia, EUA, William Kreutzmann, mais conhecido como Bill Kreutzmann, batera do Grateful Dead. Bill, ao lado de Mickey Hart, transformaram o Grateful Dead numa das poucas bandas a terem dois bateristas. Bill desenvolveu sua carreira sempre no Grateful, tendo gravado quase 50 trabalhos, entre estúdio e ao vivo.  

1947 – Nasce em Londres, Inglaterra, Peter William Brockbanks, o guitarrista, backing vocals e produtor do Yes, Peter Banks. Na primeira metade dos anos 1960 tocou nas bandas Nightawks e no Devil´s Disciples. Em 1969, no primeiro álbum pelo Yes, já integrava o grupo, onde permaneceu até meados dos anos 1990.

1990 – Falecia no Rio de Janeiro o cantor e compositor Cazuza, vítima da Aids. Cazuza vinha lutando contra a doença desde a segunda metade dos anos 1980, quando foi diagnosticado. Pouco antes de sua morte, Cazuza havia gravado o álbum-duplo Burguesia, com letras ácidas e voz debilitada, o disco também trouxe composições próprias e outras regravações. Seu principal lançamento solo foi Ideologia, de 1988, quando descobriu ser portador do vírus HIV. Antes de alçar voos solos, integrou o Barão Vermelho de 1980 a 1985, tendo participado da gravação dos três primeiros discos. Corajosamente deixou o grupo no momento de maior sucesso, pós Rock in Rio.

Cazuza tinha somente 32 anos quando faleceu. No entanto, mesmo com menos de uma década de estrada, tornou-se um dos ícones do Rock Brasil, especialmente, como um dos melhores letristas de sua geração.  

2006 – Falecia em Cambridge, Inglaterra, o guitarrista, co-fundador do Pink Floyd, e artista plástico Syd Barret. O guitarrista pendia para um som mais psicodélico do Floyd. Fundamental nas gravações dos primeiros singles e os dois primeiros álbuns do grupo. Barret sofria de esquizofrenia e por isso foi convidado a se retirar da banda. Fora do Floyd, gravou dois discos solos e desenvolveu, especialmente, seu lado de artista plástico. Barret morreu de câncer no pâncreas aos 60 anos de idade. 
   
2010 – Falecia no Rio de Janeiro um ícone da Cultura Pop do Brasil, o jornalista e produtor Ezequiel Neves. Zeca Jagger, como também era conhecido, escreveu sobre música para os principais veículos de comunicação do Brasil. Ezequiel também trabalhou como produtor musical na gravadora Som Livre, sendo responsável direto pelos primeiros trabalhos do Barão Vermelho e, posteriormente, os primeiros lançamentos solos de Cazuza, de quem se tornou amigo, mentor e conselheiro. Curiosamente Ezequiel Neves faleceu exatamente num 7 de julho como o amigo Cazuza, aos 74 anos de idade.    


Dia 6 de Julho

1948 – Nasce em São Paulo Arnaldo Dias Baptista, o músico, cantor e principal mentor d´Os Mutantes, Arnaldo Baptista. Arnaldo começou cedo, logo aos 14 anos montou, ao lado do irmão Claudio César, o grupo The Thunders. Anos mais tarde, ao lado de um outro irmão, Sérgio Dias, juntou-se a Rita Lee no Six Sided Rockers, mas logo eles viraram Os Mutantes, uma das bandas mais cultuadas do Rock Brasileiro.

Depois de alguns anos o desgaste natural no relacionamento o fazem deixar a banda em 1973. Já no ano seguinte grava o álbum Loki?, considerado uma obra-prima, depois de não conseguir desenvolver o trabalho de produtor.

Ao longo dos anos Arnaldo gravou alguns discos importantes, como Singin´Alone e Let It Bed, além de formar, no começo dos anos 1980, a banda Patrulha do Espaço, gravando um álbum que foi lançado anos mais tarde.

1957 – Aconteceu o primeiro encontro entre Paul McCartney e John Lennon. Paul acompanhava um show da banda Quarrymen, nos jardins de uma Igreja, em Liverpool. Após a apresentação, Paul é apresentado ao líder da banda, Lennon. Com violão em punho, Paul tocou e cantou “Be-Bop-A-Lula”. Depois de duas semanas, McCartney foi convidado a entrar na banda. Tempos depois eles mudam o nome para The Beatles.   

1983 – A banda Blitz lançou seu segundo LP, Radioatividade. Era a Blitz encarando a tal Síndrome do Segundo Disco, especialmente pelo monumental sucesso do primeiro. Do ponto de vista comercial este trabalho correspondeu às expectativas, gerando os hits “A Dois Passos do Paraíso”, “Weekend” e “Bete Frígida”, além de uma regravação de “Biquini de Bolinha Amarelinho Tão Pequenininho” e uma turnê muito bem sucedida, com direção de Patrícia Travassos.


Para ouvir no Spotify: https://open.spotify.com/playlist/6ljr6Xt4u3cmFHKPEXNjT2?si=LoIFa0rxSSiyuF9jMywA3w


   





2 comentários:

  1. Adorei o conteúdo e curiosidades sobre várias estrelas e alguns em especial meus ídolos!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado!

    Por isso eu não desisto, NUNCA!KKK

    ResponderExcluir