terça-feira, 31 de março de 2020

O dia de hoje na história do Rock


Dia 31 de Março

1949 – A gravadora RCA inovou e revolucionou o mercado fonográfico ao lançar o compacto em 45 R.P.M. O formato popularizou-se imediatamente, já que permitia que os artistas gravassem ao menos uma canção de cada lado, testando assim, seu potencial para um eventual lançamento em LP. Além, é claro, do custo mais barato, já que este formato tinha 7’polegadas.

O primeiro artista a ser gravado neste novo formato foi o cantor de contry music Eddy Arnold com a canção “Texarkana Baby”.

1955 – Nasce em Glasgow, Escócia, Angus Mckinnon Young, o guitarrista e compositor Angus Young do AC-DC. Antes da lendária banda, Angus tocou em outros dois grupos: o Markus Hook Roll Band e o Kantuckee.

Fortemente influenciado por Little Richard, Young desenvolveu seu jeito particular de tocar, sobretudo ao vivo, sempre em trajes de um colegial e energia contagiante. O AC-DC é uma das principais bandas do rock, heavy/hard/blues, de todos os tempos. A frente do grupo já são 16 discos de estúdio e mais quatro álbuns ao vivo.

1967 – Aconteceu no palco do Astoria Theatre, em Londres, a primeira vez em que o guitarrista Jimi Hendrix imortalizou o gesto de atear fogo em sua guitarra. Nessa primeira ocasião Hendrix chegou a queimar as mãos, mas nada grave. 

O guitarrista havia chegado a capital inglesa no anterior e já se tornara destaque na cena, especialmente pela sua forma de tocar o instrumento.  

1964 – Foi promovido pelos militares o Golpe de Estado. Ao afastarem João Goulart da presidência da República, os militares impuseram restrições à liberdade e atentaram contra à democracia. O Regime ditatorial perdurou por mais de duas décadas, chegando ao ápice em 1968, com a promulgação do Ato Institucional número Cinco, o famigerado AI-5. Com ele, mandatos de deputados oposicionistas foram caçados, municípios sofreram intervenção, direitos constitucionais também foram suspensos, a liberdade de impressa e o direito de ir e vir foram cerceados...

O regime durou até março de 1985 quando José Sarney, ocupando o lugar de Tancredo Neves gravemente hospitalizado, assumiu a presidência. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário