sexta-feira, 10 de maio de 2019

O dia de hoje na história do Rock

Dia 10 de Maio

1957 – Nascia em Londres, Inglaterra, John Simon Ritchie, ou Sid Vicius baixista dos Sex Pistols. O músico ficou conhecido mais por sua atitude genuinamente Punk, aliás foi graças a ela que integrou a banda quando da saída de Glen Matlock, do que propriamente sua habilidade no instrumento.

Antes dos Pistols, Vicius havia tocado no The Flowers of Love, em que era vocalista, além de ter tocado bateria na banda Siouxsie & The Banshees.

Ainda nos Pistols, conheceu Nancy Spungen, com quem manteve um relacionamento auto-destrutivo. Sua rebeldia e vícios lhe custaram a vida. No mesmo dia em que deixou a prisão, após agressão a Todd Smith (irmão de Patti Smith), Vicius, que estava limpo pelo período em que esteve preso, acabou conseguindo um pouco de heroína durante uma festa, justamente para celebrar sua saída da prisão, na casa de Michelle Robinson, sua namorada. Ao acordar na manhã seguinte, 2 de fevereiro de 1979, Robinson encontrou Vicius morto por overdose de heroína. 

Sid Vicius tinha apenas 21 anos de idade.

1957 – Nasce no Rio de Janeiro Fausto Borel Cardoso, o jornalista, cantor, compositor e escritor Fausto Fawcett. Fausto ficou famoso quando do lançamento de “Kátia Flávia, Godiva do Irajá”, ao lado da banda Robôs Efêmeros, que foi trilha da novela O Outro, na TV Globo.

O trabalho seguinte, Império dos Sentidos, foi produzido por Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso. Fausto, então, decidiu publicar os romances Santa Clara Poltergeist e Básico Instinto, que culminaram em seu terceiro álbum, Básico Instinto. Para as apresentações de lançamento do disco, Fausto contou com uma banda de respeito. Compunham a banda Dado Villa-Lobos, Dé Palmeira, João Barone, Ary Dias e Laufer. Além do grande time de músicos, contava também com as beldades Regininha Poltergeist, Marinara Costa, Kátia Bronstein e Gisele Rosa.

Fausto tem participações importantes no início de carreira de Fernanda Abreu. Inclusive, compondo seu maior hit, “Rio 40 Graus”. Bem como a composição de “Balada do Amor Inabalável”, do Skank. Outra parceria de sucesso foi com o amigo Dado Villa-Lobos, participando  dos dois primeiros álbuns solos do guitarrista. Em 2018, Fausto participou do single “2000 Light Years From Home”, cover de Rolling Stones, da banda brasileira Leela.  

1960 – Nasce em Dublin, Irlanda, Paul David Hewson, o Bono Vox, do U2. Respondendo ao anúncio de Larry Mullen Jr., em 1976, Bono se juntou a The Edge, Dick Evans (irmão de The Edge) e Adam Clayton, para formarem uma banda de rock, cujo primeiro nome era Feedback. O nome U2 surgiu quando da saída de Dick Evans e banda mantém a mesma formação até hoje.

Bono, enquanto letrista, sempre esteve atento aos aspectos sociais e religiosos. Desde o primeiro trabalho, o álbum Boy de 1980, a banda irlandesa chamou a atenção de público e crítica. Nos três primeiros trabalhos, a banda fazia um som mais cru, era mais rock and roll. A banda, no entanto, foi adicionando novos elementos ao seu som, tornando-se mais pop a partir de The Unforgettable Fire, por exemplo, ou mesmo explorando uma pegada mais eletrônica, em Achtung Baby, Zooropa e Pop. Inclusive, trazendo aspectos tecnológicos e midiáticos as turnês correspondentes a estes álbuns. Até aqui, foram lançados 14 álbuns de estúdio, sete discos ao vivo e três compilações.

Além do U2, Bono colaborou com inúmeros artistas da música. De Johnny Cash a Frank Sinatra, de Bob Dylan a Jennifer Lopez, passando por B. B. King, Willie Nelson, Roy Orbinson, Bruce Springsteen, Quince Jones, Ray Charles...

Além da fantástica carreira com o U2, Bono também é conhecido por seu lado filantrópico, despertado depois de assistir a um dos episódios da série Secret Policeman Ball, produzido por John Cleesee e Martin Lewis, ligados a Anistia Internacional. Desde então, Bono sempre participou de projetos humanitários, além de organizar várias ações e shows beneficentes.

1983 – O Metallica começa a gravação do seu primeiro álbum, Kill ‘Em All. Pouco antes de entrarem no estúdio, houve duas baixas na banda. O baixista Ron McGovney descobriu que James Hetfield e Lars Ulrich planejavam substitui-lo, então ele se antecipou e caiu fora. Já Hetfield e David Mustaine viviam em rota de colisão, até Mustaine ser convidado a se retirar.

Com Cliff Burton, baixo, e Kirk Hammet, guitarra, a nova formação gravou o disco, lançado em julho do mesmo ano, atingindo 3 milhões de álbuns vendido.

Para ouvir no Spotify:
https://open.spotify.com/user/22hkib5bes45l4jgjkjiwnxqa/playlist/0LrAMXgzmy8CqF4XnjhqpS?si=Omt7tz2jRYy0m0ZXywSdsw

Um comentário: