segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

O dia de hoje na história do Rock


Dia 17 de fevereiro

1966 – The Beach Boys, começam a gravar uma de suas maiores canções, “Good Vibration”, lançada como single em outubro do mesmo ano. Posteriormente, em 1967, foi incluída no álbum Smiley Smile.

"Good Vibration" chegou a número 1 na parada da Billboard. Já pela revista Rolling Stones, ela ocupa o 6º lugar na edição das 500 Melhores Canções de Sempre.

A série televisiva Lost, utilizou a composição de Brian Wilson no final de sua terceira temporada. Sua melodia era a senha a ser digitada num teclado que desbloquearia qualquer sinal de transmissão da ilha.  

1972 – Nascia na California, EUA, Billie Joe Armstrong, o vocalista e guitarrista Billie Joe do Green Day. Ainda aos 15 anos, junto ao amigo Mike Dirnt, formou a banda Sweet Children, que pouco depois mudou seu nome para Green Day.

Banda com forte influência das primeiras bandas punk, tanto dos EUA quanto de Londres, gravou seu primeiro EP, 1,000 Hours, em 1989. Desde então, o grupo decolou com inúmeros hits: "She", “Basket Case”, "When I Come Around",“Good Riddance (Time of Your Life)”, “Brat”, “Geek Stink Breath”... 

Em 1996 o grupo fez uma pausa e, a partir daí, realizam gravações esparsas.

1975 – É lançado na Austrália o álbum High Voltage, o primeiro trabalho do AC-DC. O disco é composto por oito canções autorais, exceto exatamente pela que abre o disco, pois trata-se de um cover do bluesman Big Joe Williams, “Baby, Please Don´t Go”.

Em 1976 ele foi lançado internacionalmente, porém a versão tipo exportação, basicamente era este primeiro e mais alguns hits do segundo disco, o T.N.T.

1994 – É lançado o primeiro disco da banda Blink – 182, Cheshire Cat, numa referência ao personagem felino de “Alice no País das Maravilhas”. Aliás, em se tratando de referências cinematográficas, uma das explicações sobre o número 182 no nome da banda, refere-se a quantidade de vezes em que Al Pacino diz a palavra “fuck”, no filme Scarfe.  


Até aqui, o Blink – 182 gravou sete álbuns de estúdio, um disco ao vivo e mais uma compilação. O último trabalho, California de 2016, foi o primeiro com o vocalista Matt Skiba, em substituição a Tom DeLonge que, segundo os demais integrantes, estava envolvido demais em projetos paralelos.


1997 – Morre em Brasília, aos 75 anos, o antropólogo, político e escritor Darcy Ribeiro. Ferrenho defensor da educação como base de uma sociedade mais justa, tornou-se Ministro da Educação aos 29 anos, entre 1962 e 1963, no Governo João Goulart. Já ao lado de Leonel Brizola em seu primeiro mandato, 1983, foi o idealizador do projeto educacional CIEP (Centro Integrado de Ensino Público). Modelo este, que serviu de base à implantação dos CEUs, em São Paulo pela prefeita Martha Suplicy.

É de Darcy Ribeiro a célebre frase “A crise da educação no Brasil não é uma crise, é um projeto”.   

Para ouvir no Spotify:
https://open.spotify.com/user/22hkib5bes45l4jgjkjiwnxqa/playlist/60pXUfSBih8ES0Xj3gf0eo?si=3CrIr3apSJGhSOkREgmCPg

Nenhum comentário:

Postar um comentário